A Tesla é atualmente a montadora mais valiosa do mundo, e para se manter em alta, a empresa tem mais uma carta na manga: seu próprio aplicativo de carona, o Tesla Network. Segundo analistas, o app pode afetar a concorrência rapidamente.
Tesha Keeney, analista da Ark Research, afirma que a estratégia de mercado pode ser fundamental para o lançamento do serviço. “Com base em nossa pesquisa, a Tesla poderia lançar seu serviço de carona a um preço premium de US$ 4 por quilômetro, um pouco mais que o preço médio da Uber na cidade de Nova York, e poderia diminuir os preços ao longo do tempo para entrar em mercados mais sensíveis aos preços”, destacou.
A Tesla está trabalhando em seu aplicativo de carona há tempos. Ele foi inicialmente planejado para ser disponibilizado junto com o sistema de piloto automático totalmente autônomo. Porém, mais recentemente, Musk afirmou que está aberto a lançar o aplicativo antes da finalização da autonomia total dos veículos.
Serviço pode ser lançado antes de o sistema de piloto automático totalmente autônomo estar disponível. Foto: Reprodução
Enquanto os carros ainda não dirigem sozinhos, o aplicativo de carona funcionaria como seus concorrentes, com o motorista guiando o veículo. Porém, a intenção é que, no futuro, eles possam simplesmente “enviar” seus carros para o serviço, gerando receita ao proprietário. Isso poderia reduzir ainda mais o valor pago para utilizar o serviço.
Seguro de carro
Aproveitando seu bom faturamento e desempenho no mercado de veículos, a Tesla quer ir além. O CEO da montadora, Elon Musk, anunciou na última quarta-feira (22) que pretende lançar um seguro para carros em vários estados dos EUA até o fim do ano.
Em uma ligação com investidores, Musk disse que a Tesla está no processo de “construir” o que ele chamou de “grande companhia de seguros”, conforme reportou o Business Insider. A ideia é usar os dados coletados em seus veículos para oferecer produtos mais baratos aos motoristas.
Via: Electrek