Aos poucos, os testes com carros autônomos em estados dos Estados Unidos vão sendo permitidos e regulamentados. No mês passado, o governo federal do país se posicionou amplamente favorável aos carros sem motorista, destacando o potencial de redução de acidentes e aumento na segurança nas estradas.
Por enquanto, nove estados permitem a circulação desse tipo de automóveis, incluindo a Califórnia, que recentemente aprovou a possibilidade de testes com carros autônomos sem que haja um motorista humano ou qualquer tipo de controle, como o volante, durante as provas. O governo da Califórnia é o primeiro do país a permitir testes deste tipo.
A maioria dos veículos que estão sendo testados atualmente são parcialmente autônomos, o que significa que é possível que o motorista humano assuma o controle em determinadas situações. Em locais onde a tecnologia é regulamentada, existem leis que obrigam as empresas a manterem uma pessoa dentro dos carros, para evitar acidentes.
A medida da Califórnia, segundo especialistas, pode acelerar o desenvolvimento da tecnologia, ao mesmo tempo em que facilita a sua adoção. Com o aval do governo federal, deve começar uma “corrida” entre os estados americanos para ver quem terá carros autônomos mais cedo.
Via TechCrunch