A Goodyear apresentou um novo conceito de pneu 100% biodegradável capaz de regenerar a banda de rodagem e se adaptar ao clima, condições da pista e até mesmo ao estilo de direção do condutor.

A tecnologia foi anunciada por meio de um vídeo publicado nesta terça-feira (3) no canal da empresa no YouTube. O pneu inteligente funciona a partir de cápsulas que são introduzidas no centro da roda, sem a necessidade de tirar o pneu.

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Cada cápsula contém um líquido, que é responsável por regenerar o material do pneu. Esse líquido chega até a superfície por meio de pequenos tubos que conectam a roda à banda de rodagem. Uma vez que a substância entra em contato com o ar, cria-se uma camada para adaptar o objeto às necessidades específicas.

Todo esse sistema recebe a ajuda da inteligência artificial que controla a dispersão dos líquidos nos canais e ainda reúne informações sobre o perfil de direção do motorista, condições climáticas e da pista. Para suportar tantas mudanças, o material do pneu é reforçado com cabos fibrosos, totalmente biodegradáveis e extremamente resistentes e duráveis, de acordo com o vídeo da Goodyear.

O clipe, no entanto, não esclarece alguns pontos. A troca de cápsulas seria automática? Uma mesma cápsula seria capaz de adaptar o pneu a todas as necessidades ou seria preciso recorrer a produtos específicos? 

Imagens publicadas pela Goodyear sugerem que seriam desenvolvidas cápsulas personalizadas com base no comportamento dos consumidores, mas outras atenderiam padrões pré-estabelecidos, com base em localizações e estações do ano.

Reprodução/Goodyear

Vale lembrar que esta é apenas a apresentação de um conceito e provavelmente não veremos a tecnologia chegar ao mercado tão cedo.

Os pneus inteligentes da Goodyear se somam a outras iniciativas que indicam o futuro tecnológico do setor. Há cinco anos, a companhia anunciou o conceito de pneus que geram energia para carros elétricos durante o uso. Já a Pirelli demonstrou, no ano passado, a capacidade de seus pneus que interagem por meio de conexão 5G.

Fonte: Techspot / Goodyear