A BMW vai entrar no jogo das assistentes pessoais, mas em vez dos smartphones, a aposta é voltada para os carros. A montadora revelou uma tecnologia própria que atende a comandos de voz do motoritsta durante a viagem – algo inédito na indústria automotiva.
O assistente virtual da empresa funciona de forma semelhante com a Siri, da Apple, o Google Assistente e o Alexa, da Amazon. Basta fazer pedidos para que o automóvel realize tarefas como ligar o farol alto, fechar o teto solar ou controlar a temperatura interna.
Assim como outras assistentes disponíveis no mercado, a tecnlogia da BMW tem capacidades cognitivas e aprende os hábitos do usuário. As preferências podem ser previamente definidas, e quanto mais o software for utilizado, melhor será seu desempenho.
O projeto usa a tecnologia de computação em nuvem Azure, da Microsoft. A parceria entre as duas empresas se estende ao Office 365 e ao Skype Business, que pode ser usado para chamadas de áudio e vídeo dentro do veículo da marca. O suporte à Cortana é o próximo passo do acordo.
A assistente pessoal da BMW, cujo nome pode ser definido pelo dono do automóvel, estará disponível em março do ano que vem em 23 idiomas, incluindo o português brasileiro. Para ativar o recurso, bastará dizer “Hey BMW”.