A Mercedes-Benz apresentou ontem em Stuttgart, na Alemanha, o primeiro caminhão de carga totalmente elétrico do mundo. O Mercedes Benz Urban eTruck é voltado para o transporte de cargas pesadas em regiões urbanas, de acordo com a empresa.
O caminhão é capaz de mover ao todo 26 toneladas de carga por uma distância máxima de 200 quilômetros. Para isso, ele utiliza três módulos de baterias de íon-lítio. Por ser movido a eletricidade, o Urban eTruck é extremamente silencioso.
Para otimizar o funcionamento do caminhão com eletricidade, a empresa alterou o funcionamento de seu sistema de embreagem. Em vez de um eixo de transmissão tradicional, o caminhão elétrico possui um eixo traseiro movido a eletricidade, com motores elétricos diretamente adjascentes às rodas.
Esse fator, associado à sua autonomia relativamente baixa e ao fato de que ele não emite gases poluentes, faz com que ele seja ideal para uso em regiões urbanas, segundo o Engadget. Abaixo, é possível ver um vídeo do caminhão em movimento:
Futuro dos transportes
Não é a primeira vez que a Mercedes-Benz investe em veículos elétricos para transporte. Desde 2014, a fabricante de automóveis vem testando na Europa o Fuso Canter E-Cell, uma caminhonete menor capaz de carregar 4,8 toneladas por até 100 quilômetros.
De acordo com o Popular Mechanics, Portugal vem utilizando essas caminhonetes em algumas áreas de sua gestão urbana, como gerenciamento de lixo. Em média, elas tiveram custos operacionais 67% menores que carros a diesel, e a empresa estima que elas economizem aproximadamente um euro para cada dez quilômetros rodados, na comparação com automóveis movidos a combustível.
Segundo a empresa, o desenvolvimento de caminhões inteiramente elétricos foi possível graças a um avanço cada vez mais rápido nas baterias. até 2025, a Mercedes-Benz espera que o custo das baterias caia de 500 euros por kilowatt hora para 200 euros por kilowatt hora, com a potência das baterias passando por um aumento da mesma ordem.
No entanto, ainda deve levar algum tempo para que o Urban eTruck chegue às cidades. Segundo o TechCrunch, a estimativa da empresa é que ele esteja pronto para uso urbano (após testes) e produção em larga escala “no começo da próxima década”.