Se um carro comum fica sem combustível, basta ligar para a seguradora que eles enviam gasolina ou guincham o veículo até o posto mais próximo. Mas e se o carro for elétrico? Você provavelmente estaria com problemas.
Para resolver essa questão, a startup alemã Nomadic Power desenvolveu uma bateria móvel capaz de dar uma carga extra ao veículo em 20 minutos. Em casos extremos, a empresa também disponibiliza um reboque com baterias reservas para abastecer o carro.
Segundo o CEO da startup, Manfred Baumgärtner, também está sendo desenvolvida uma espécie de “bateria trailer” que poderia ser rebocada pelo próprio carro em viagem longas, que aumentaria em até 85 quilowatts-hora.
Baumgärtner prevê que as empresas com grandes frotas ou com muitos funcionários com carros elétricos, como o Google ou a Apple, podem se interessas em pagar pelo serviço já que a instalação da estrutura de totens para carregar os automóveis costuma ser cara.
Apesar de ser um projeto sustentável e que recebeu 2 milhões de euros da Comissão Europeia para começar os testes, o mercado de elétricos ainda é pequeno; de acordo com pesquisa, existe cerce de 1 milhão de carros elétricos em todo o mundo, contra quase 1 bilhão de veículos tradicionais.