A Toyota informou hoje que pretende produzir carros autônomos até 2020 e que irá acelerar sua tecnologia de auto-condução para combater rivais como o Google.
A Toyota chamou a tecnologia que estão desenvolvendo de “condução automatizada”. O sistema vai permitir que os veículos possam dirigir sem qualquer ação dos motoristas. Masahiro Iwasaki, engenheiro da Toyota, revelou que a empresa teve que reformular seus planos para concorrer com as fabricantes do Vale do Silício. Ele disse que o objetivo da empresa continua sendo o de melhorar a mobilidade e diminuir acidentes.
As ações de empresas como o Google criaram uma ideia de que apenas o Vale do Silício está se envolvendo com carros autônomos, mas o executivo da Toyota alerta que a marca já está pesquisando a tecnologia há duas décadas.
Moritaka Yoshida, executivo-chefe de segurança da Toyota, disse que a montadora vai investir tanto no desenvolvimento de um carro totalmente autônomo e testá-lo nas ruas, como abranger tecnologias que criem um carro semi-autônomo para serem introduzidas em veículos do mercado.
Na última semana, a Toyota iniciou a venda de veículos com dispositivos de comunicação com outros carros e semáforos, auxiliando os motoristas durante o percurso.
Via WSJ.