Pesquisadores japoneses descobriram que uma bactéria terrestre foi capaz de sobreviver três anos no espaço. Em estudo publicado na revista Frontiers in Microbiology, os pesquisadores descrevem que enviaram bolas densamente compactadas de bactérias Deinococcus radiodurans para a Estação Espacial Internacional. Lá, elas foram deixaram do lado de fora do laboratório, onde ficaram expostas a clima severo e alta radiação.

O experimento está em andamento desde 2015. Nele, foi possível observar que as bolas sobrevivem melhor à radiação ultravioleta no Espaço quando as esferas são maiores. A equipe liderada por Akihiko Yamagishi concluiu que bolas mais espessas podem sobreviver de dois a oito anos no Espaço. Em teoria, isso é tempo suficiente para que sejam ejetadas da Terra e cheguem a Marte.

Os cientistas vão continuar os experimentos de exposição. A ideia é usar espécies diferentes em condições distintas para analisar o quão geral pode ser o processo de sobrevivência. Saiba mais sobre o experimento em www.OlharDigital.com.br.