Fãs do espaço terão uma boa oportunidade para observar Marte na noite desta quinta-feira. O planeta vermelho estará em conjunção com a Lua, ou seja, os dois astros estarão juntinhos no céu.

O par será visível a partir do pôr do sol, mas o momento de maior aproximação será às 00h25 (horário de Brasília) desta sexta-feira. Mas se você olhar para o céu por volta das 19h30, poderá ver um “bônus”: um dos satélites Starlink (Starlink 1068) passando próximo da dupla.

publicidade

O momento e posição exatos variam de acordo com seu local no país: observadores em São Paulo verão o satélite passando à esquerda e acima de Marte e da Lua por volta das 19h31. Em Brasília o satélite estará à direita e abaixo do par, por volta das 19h33. Em ambos os casos, ele se parecerá com uma estrela se movendo rapidamente.

Reprodução

publicidade

Simulação do céu de Brasília às 19h33 desta quinta-feira (29). Fonte: Stellarium

Neste sábado, teremos mais dois fenômenos dignos de observação: a segunda lua cheia do mês de outubro, uma “Lua Azul”, e a oposição de Urano, momento em que o planeta se torna mais visível no céu e poderá ser visto com a ajuda de um binóculo.

publicidade

Como se orientar

Para facilitar a orientação e saber em que direção olhar, é importante identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque por meio de uma bússola ou app de astronomia em seu celular.

O velho truque é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: “o sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

publicidade

Quanto às bússolas, quem usa um iPhone não precisa de um app extra: basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android minha recomendação é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.

Reprodução

O SkySafari usa bússola e GPS para identificar as estrelas para as quais o celular está apontando. Imagem: Simulation Curriculum

Outra opção é usar um app de astronomia, que usa a bússola do celular junto com sua localização obtida via GPS identificar o que você está apontando ou indicar para onde olhar. Uma boa opção é o Sky Safari, da Simulation Curriculum Corp, que está disponível em versões para Android e iOS e pode ser usado gratuitamente.