Aparentemente, o regime iraniano quer mostrar ao mundo suas realizações militares e tecnológicas. No entanto, a ambição por se tornar uma potência espacial parece não ter saído como planejado.

Isso porque, na semana passada, o Ministro de Tecnologia da Informação e Comunicações do Irã, Mohammad Javad Azari-Jahromi, tuitou uma foto de um traje espacial para futuros astronautas iranianos. Os mais atentos descobriram que o traje não passava de uma fantasia de Halloween alterada – e que está à venda na internet.

publicidade

Reprodução

A publicação foi feita em 4 de fevereiro deste ano. A mensagem em si é bastante curta, apenas faz referência à roupa. Após muitos comentários apontando a farsa, o tuíte foi excluído da conta do ministro. Mas como tudo se espalha muito rápido na internet, as fotos de comparação começaram a surgir. 

As pistas que corroboram a ideia de que o traje era falso são uma área em forma de círculo do lado direito da roupa e uma em forma de retângulo do lado oposto. Elas correspondem exatamente a um logotipo e adesivo da Nasa visto em uma fantasia de Halloween à venda online por cerca de US$ 20. 

Outros anúncios

Essa não é a primeira vez que o Irã faz propaganda de algo que não é necessariamente verdade. Em janeiro de 2019, em meio às celebrações que marcaram o 40º aniversário da Revolução Islâmica no Irã, o Corpo da Guarda Revolucionário Islâmica divulgou que o país possui um ônibus espacial.

De acordo com o anúncio, há um “programa espacial tripulado”, mas não há indicação alguma de que o Irã pretende enviar alguém ao espaço. O ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad declarou em fevereiro de 2013 que seria o primeiro astronauta do país. No entanto, isso ainda não ocorreu.

Via: The Drive