2020 vai ficar marcado como o ano em que muitos eventos tradicionais dos segmentos de telefonia, eletrônicos de consumo e tecnologia não aconteceram. Mas um dos eventos mais tradicionais do setor, a IFA, está disposto a desafiar a pandemia.
Tudo começou com o cancelamento do Mobile World Congress (MWC) 2020, que aconteceria no final de fevereiro em Barcelona, ainda no início da pandemia de Covid-19. Depois foram canceladas a Game Developers Conference (GDC), E3, Google I/O, Facebook F8 e Microsoft Build, entre outros eventos. A Apple lançou o iPhone SE sem um de seus tradicionais eventos, e anunciou que sua conferência anual para desenvolvedores, a WWDC, acontecerá totalmente online.
Neste ano, devido à pandemia, o governo de Berlin proibiu a realização de eventos com mais de 5.000 pessoas até 24 de outubro. Isso afeta a IFA, que costuma acontecer em setembro. Mas em vez de adiar a feira, a organização anunciou via Twitter que ela será realizada com um “conceito inovador”.
#IFA20: Set for an innovative concept designed for unprecedented times.
IFA Berlin is set to go ahead in 2020, but with an innovative new concept, following the decision by the Berlin government to ban all events with more than 5,000 participants until 24 October 2020.
1/6 pic.twitter.com/MLDvamLXzf— IFA Berlin (@IFA_Berlin) April 21, 2020
A organização não especificou qual é este conceito, mas certamente podemos esperar apresentações online. A IFA acontece desde 1924, e em quase um século de existência foi palco da primeira demonstração de uma TV usando um tubo de raios catódicos (CRT) para transmissão e recepção da imagem (1931), do lançamento do primeiro gravador de áudio em fita magnética (1935) e da estreia da fita K7 (1963), entre muitas outras tecnologias e produtos.
Fonte: The Verge