O Android conta com um recurso para apagar todos os arquivos e restaurar as configurações de fábrica do aparelho, mas ele permite que os arquivos sejam recuperados. Um estudo feito pela Avast conseguiu recuperar fotos, buscas no Google, e-mails, mensagens de texto e mais informações de 20 aparelhos comprados usados que tiveram as configurações de fábrica restauradas antes da venda.
Ou seja, se você quer se desfazer do seu smartphone Android, essa limpeza não garante que a próxima pessoa a usá-lo não tenha acesso aos seus arquivos.
Por sorte, existem algumas pequenas medidas de segurança que você pode tomar antes de entregar um aparelho antigo a um novo usuário. Abaixo, explicamos como fazer para garantir que ninguém consiga acessar seus arquivos antigos, mesmo que eles tenham sido apagados da memória do seu aparelho.
Desative a proteção de fábrica
Desde o Android 5.0 Lollipop, o Google incluiu um recurso no sistema chamado Factory Reset Protection (FRP, ou proteção contra restauração de fábrica), que visa dificultar a vida de ladrões de smartphones, mas que também pode atrapalhar quem comprou um aparelho usado.
Quando você entrega um Android com essa proteção ativada para outra pessoa, ela vai precisar das suas credenciais do Google para conseguir fazer qualquer coisa nele. A ideia é tornar smartphones Android menos atrativos para ladrões, que teriam dificuldade em apagar todos os dados e usar o dispositivo. Portanto, antes de vender seu Android antigo, é bom desativar o recurso.
Para isso, você vai precisar remover todas as contas Google vinculadas ao smartphone – faça uma busca por “Contas” nas configurações do Android. Depois disso, a restauração de fábrica será feita sem que o aparelho continue vinculado a uma conta, ou seja, ele estará livre para ser usado por outras pessoas.
Criptografe seus dados
Alguns smartphones lançados recentemente já contam com criptografia de arquivos ativada de fábrica – caso dos Samsung Galaxy S7 e S8, por exemplo -, mas outros modelos exigem que o usuário ative o recurso.
Com a criptografia ativada, fica mais difícil para um futuro dono do smartphone conseguir restaurar arquivos que tenham sido apagados do dispositivo. O recurso é nativo do Android e pode ser ativado de maneira simples: na versão pura do Android, ele se encontra em “Configurações” -> “Segurança” -> “Encriptação”.
Encha a memória interna com arquivos inúteis
Quando um arquivo é apagado do smartphone, não é necessariamente eliminado da memória: ele fica inacessível e marcado como “espaço livre”, mas só vai sumir definitivamente quando outra coisa ocupar o seu lugar.
Por isso, uma dica para garantir que seus arquivos sejam eliminados totalmente sem chance de serem recuperados é ocupar a memória do smartphone com outras coisas. Podem ser músicas baixadas no Spotify, ou filmes na Netflix, ou até mesmo outros apps.
O importante é que você consiga ocupar o máximo possível do armazenamento do aparelho com coisas novas, para então apagar tudo.
Faça a restauração para configurações de fábrica
Agora você já pode restaurar as configurações de fábrica do seu smartphone para entregá-lo a outra pessoa. O recurso pode ser encontrado nas configurações do Android.
Sem nenhuma conta Google vinculada, com os arquivos criptografados e cheio de coisas inúteis em vez das suas fotos particulares, é só pedir para o Android fazer todo o processo de limpeza do dispositivo e pronto – ele estará como novo para outra pessoa usar, sem nenhum rastro do seu uso.