O Facebook é a rede social mais popular do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários, mas sua imagem foi comprometida devido a escândalos recentes de privacidade. Muitos destes episódios, inclusive, motivaram a desistência de parte das pessoas de utilizar o serviço. O mais recente deles, por sua vez, mostrava que aplicativos do Android estariam mandando informações pessoais suas para a rede social sem que você soubesse.
Atualmente, ao comprar um aparelho não é incomum que o aplicativo do Facebook já venha instalado nele, mesmo que você não tenha qualquer interesse em usar a rede social. Desta forma, diferente do que se possa imaginar, o processo para fazer a remoção do app no celular nem sempre é tão simples quanto parece dependendo da sua fabricante. A seguir, confira como desinstalar o aplicativo do Facebook e seus serviços no Android ou no iPhone:
No Android
A desinstalação do aplicativo do Facebook no Android não difere muito de outros programas quando a fabricante não coloca empecilhos para isso. Assim, para removê-lo, basta seguir estes passos:
- Entre na tela de “Configurações do aparelho” e vá em “Aplicativos”;
- Procure o Facebook na lista e, ao acessá-lo, clique em “Desinstalar”. Na mensagem, toque em “Ok”.
Ao desinstalar o Facebook, o Messenger, seu aplicativo de mensagens, continua instalado. Portanto, caso deseje removê-lo também, é necessário repetir o processo acima com ele.
-> Tudo sobre o Facebook: história e dicas de segurança para usar a rede social!
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login
Quando o Android não permite a desinstalação
Dependendo da marca do seu aparelho, pode ser que o Facebook já venha pré-instalado e não tenha como fazer a desinstalação do app seguindo os procedimentos listados acima. Nestes casos, existem duas opções:
A primeira e mais simples, consiste em apenas ‘desativar’ o aplicativo. Ou seja, ele não é desinstalado, mas deixa de funcionar e rodar em segundo plano. Para fazer isto, é necessário seguir estes passos:
- Entre na tela de “Configurações do aparelho” e vá em “Aplicativos”;
- Procure o “Facebook” na lista, clique em “Desativar” e em “Desativar” novamente. Se necessário, faça o mesmo processo para o “Messenger”.
Caso queira reativá-lo para voltar a usá-lo, basta entrar no mesmo menu e usar a opção “Ativar”. Como dito acima, esta forma apresentada não desinstala o aplicativo, mas existe um meio de ainda removê-lo. Para isto, será necessário o uso de um computador junto com o Android. Primeiro, começando no Android, ative o modo de desenvolvedor e a depuração USB do sistema da seguinte maneira:
- Acesse a tela de “Configurações do aparelho” e vá em “Sobre o dispositivo”. Entre em “Informações do software” e dê 7 toques em “Número da versão”;
- Volte ao menu principal das “Configurações do aparelho”, entre em “Opções do desenvolvedor” e habilite o item “Depuração USB”.
Agora, no computador, é necessário instalar os drivers ADB e as ferramentas dele para gerenciar o Android. Veja:
- Realize o download dos drivers ADB por este link e instale-os;
- Então, faça o download das ferramentas ADB e extraia o conteúdo do arquivo ZIP para uma pasta de fácil acesso. Se possível, crie uma pasta chamada “adb” na raiz do C:\;
- Conecte o celular ao computador e deixe-o no modo de transferência de arquivos;
- Abra o “Prompt de comando” como administrador pelo “Menu iniciar”;
- Entre com o seguinte comando para acessar a pasta onde estão as ferramentas do ADB: cd c:\adb\platform-tools;
- Para ter certeza que o celular está sendo reconhecido como deve no computador, entre com o comando: adb devices. Caso apareça a palavra “unauthorized”, desbloqueie o celular e conceda a permissão para ser feita a depuração USB;
- Agora, inicie a ferramenta ADB com o comando: adb shell;
Para listar os aplicativos e serviços do Facebook que vem instalados de fábrica no seu aparelho, entre com o comando: pm list packages | grep ‘facebook’.
Note que o comando utilizado listará mais de um aplicativo para o Facebook. Portanto, para removê-lo por completo, será necessário desinstalar todos eles com o comando: pm uninstall -k nome do pacote.
Depois da desinstalação do Facebook, caso seja de sua vontade, o processo pode ser repetido com o Messenger. O comando que você utilizará é o mesmo, a diferença é que no comando para listar os aplicativos instalados, deve-se usar o “Messenger” no nome do pacote.
No iOS
O processo para desinstalar o Facebook nos iPhones e outros dispositivos da Apple é bem mais fácil e segue o método universal da remoção de aplicativos. Confira como fazê-lo em apenas um passo:
- Procure o Facebook na grade de aplicativos do iPhone. Toque e segure sobre ele até aparecer o “X”. Clique nele e, na mensagem, em “Apagar”.