A qualidade da câmera é uma das principais características levadas em conta na hora de comprar um celular. Pensando nisso, o Olhar Digital separou abaixo algumas dicas para você usar melhor os recursos da câmera do seu aparelho Android.

Mesmo que as câmeras tenham alguns recursos avançados, os aplicativos padrão que vem no celular podem limitar algumas de suas funcionalidades. Abaixo listamos algumas dicas que estão presentes em quase todos aparelhos e podem melhorar suas fotos, além de alguns aplicativos que podem utilizar melhor a sua câmera.

Estabilização automática

Dependendo da situação em que uma foto ou vídeo é tirada, pode ser difícil manter o celular em uma posição estável para a imagem não sair distorcida. Para ajudar nestes casos, a maioria dos aplicativos padrões trazem dois recursos:

  • Correção de forma – Deixando esta opção ativa, na hora de tirar a foto o aplicativo tentará fazer a correção da imagem tirando a distorção que sairia no modo normal. Isto pode fazer com que a foto demore um pouco na hora de salvá-la;
  • Estabilizar vídeo – Enquanto um vídeo é gravado, como o nome sugere, o Android tentará corrigir as “tremidas” que sairiam ao não utilizar um tripé ou outra ferramenta para estabilizar a posição do aparelho.
Reprodução

Enquadramento melhor

Ao querer focar algo específico em uma foto, é comum tentar posicionar melhor a pessoa ou objeto em questão. Para esses casos, você pode ativar a opção de “Linhas de grade”. A dica para um enquadramento mais profissional é buscar colocar os objetos mais importantes nas intersecções das linhas. Além disso, para fotos do horizonte, por exemplo, o recomendável é alinhar o horizonte em uma das linhas para uma distribuição mais harmoniosa dos elementos da foto.

Reprodução

Expor detalhes de objetos pequenos

Tirar a foto de um objeto muito próximo e expor os seus detalhes requer alguns ajustes. A opção do zoom, infelizmente, não funciona tão bem no celular, já que em boa parte dos casos 

Neste caso, a melhor opção é sair do foco automático do telefone e trocar para a opção manual. Com alguns ajustes, você conseguirá expor os detalhes que deseja.

Reprodução

Iluminação

Ao tirar a foto de um ambiente que não tem uma boa iluminação é sempre complicado. Às vezes, a nossa primeira opção é ligar o flash, mas devido a sua intensidade ele pode acabar até mesmo piorando a situação. Veja algumas dicas para ajudar:

  • ISO – Este recurso quando ajustado, faz a câmera ficar mais ou menos sensível a luz, mas o recurso deve ser usado com cuidado, já que pode fazer a imagem ficar estourada em branco ou muito escura.
  • Foco manual – Em situações de pouca luz, o foco automático nem sempre é eficaz; você pode tentar ajustar o foco manualmente para tentar melhorar sua foto.
  • Tempo do obturador – Esse ajuste pode ser muito bem usado por fotógrafos mais experientes, permitindo que a lente esteja exposta a luz por mais ou menos tempo. Quanto mais tempo de exposição, mais luz entra e mais clara fica a imagem. Isso não costuma ser uma boa ideia para imagens em movimento, já que a foto tende a ficar tremida, mas pode ser usado, por exemplo, para aquelas fotos artísticas com desenhos de luz, por exemplo. Da mesma forma, um obturador mais rápido tende a registrar melhor instantes, mas as imagens tendem a ficar mais escuras.

Reprodução

Não acabe desistindo se a sua foto não sair boa na primeira tentativa. Tirá-las em ambientes com pouca iluminação requer muitos testes de ajustes para sair com uma boa qualidade. Nem sempre uma mesma configuração funcionará para situações parecidas.

Troque o app da Camera

Como mencionado no começo do artigo, muitas fabricantes colocam câmeras boas em seus smartphones, mas acabam limitando o seu poder ao não colocar todos os recursos no aplicativo padrão de seu aparelho. Felizmente, a Play Store conta com alguns aplicativos que podem melhorar a sua experiência. Confira estas opções:

  • Open Camera – É um dos aplicativos gratuitos mais completos para tirar fotos ou gravar vídeos. Você conseguirá utilizar nele todos os recursos mostrados na matéria se a sua câmera tiver suporte as funcionalidades;
  • Camera FV-5 – Uma alternativa quase tão completa quanto o Open Camera. Com o detalhe de trabalhar com diversos formatos de arquivos;
  • Camera JB+ – Os aplicativos acima são mais completos, mas as suas interfaces podem ser um pouco confusas. Este aqui acaba reunindo apenas as funções principais das câmeras, mas conta com uma interface mais amigável.

Aproveite as fotos antigas

Esta dica não vai utilizar um recurso exato de sua câmera, mas você poderá aproveitas as fotos que guardou em sua casa. Com o aplicativo Photo Scan do Google, você pode usar a sua câmera para transformar as suas fotos tradicionais em fotos digitais.

A ferramenta é gratuita e traz alguns recursos avançados ainda para detectar bordas automaticamente e fazer correções de perspectiva. Você pode obtê-la neste link.

Reprodução