O recente ataque do ransomware WannaCry demonstra a importância das atualizações automáticas de segurança dos computadores. Não importa o quanto você seja cuidadoso, o malware pode explorar uma brecha na rede e obter controle do seu sistema a menos que você instale patches de segurança.
Porém, a Microsoft não oferece as atualizações de segurança para todos as versões do sistema operacional Windows para o resto da vida. Além disso, às vezes, a empresa deixa de oferecer o suporte mainstream, mas disponibiliza o estendido.
Conforme publicou o How-To Geek, a diferença entre um e outro é que ao lançar uma versão do Windows pela primeira vez, a companhia oferece o suporte mainstream por cinco anos, com direito às atualizações de segurança e suporte gratuito da equipe da Microsoft. Já o estendido, que também dura cinco anos, só dá direito às atualizações, enquanto o suporte é pago.
Depois desse período de 10 anos, o sistema operacional deixa de receber os patches de segurança. A Microsoft até chega a abrir algumas exceções para empresas que ainda utilizam as versões antigas, mas raras são as vezes que as atualizações de segurança chegam para o público em geral depois que expira o prazo do suporte.
No caso do WanaCry, a companhia liberou uma atualização geral para Windows XP, Windows 8 e Windows Server 2003, que já não são suportados oficialmente, por ser tratar de uma brecha de segurança grave.
A Microsoft sempre define as datas exatas que deixará de oferecer o suporte à uma versão, que podem ser conferidas aqui. Veja quando termina o suporte da Microsoft para o Windows 7, 8 e 10:
- O Windows 7 é compatível com atualizações de segurança até o dia 14 de janeiro de 2020. No entanto, o usuário precisa ter o Service Pack 1 instalado para obter as demais atualizações.
- O Windows 8.1 é compatível com as atualizações de segurança até o dia 10 de janeiro de 2023.
- O Windows 10 é suportado até o dia 14 de outubro de 2025. Você deve ter a versão mais recente instalada para continuar recebendo as atualizações.
A empresa poderia estender essas datas se quiser, mas nunca encerrar o suporte antes.