O Nintendo Switch acaba fazendo bastante sucesso devido a sua portabilidade e por conta dos seus títulos originais do Mario e de outros personagens. Por sua vez, para jogar nele, a maioria das pessoas acabam utilizando os seus “Joy-Cons“, que são os joysticks oficiais do console e que ficam acoplados nele.
Apesar de serem bem práticos e até confortáveis, muita gente acaba tendo um problema chamado de “Joy-Con drift”, que faz o controle da Nintendo detectar alguns movimentos que seus jogadores não realizaram, o que é claro, atrapalha bastante em jogos. Para te ajudar a saber como se livrar deste problema, o Olhar Digital separou algumas dicas para você tentar resolvê-lo. Confira!
Fazer uma limpeza do Joy-Con
Uma das soluções mais eficazes para acabar com o Joy-Con drift é realizar uma limpeza no controle, que pode ser feita sem a necessidade de abri-lo, mas que expõe uma peça interna do direcional, sendo esta a principal responsável pelo problema.
Antes de começar a limpeza, é recomendado que você deixe os seus Joy-Cons ficarem com a carga de sua bateria zerada para evitar algum problema ao deixar o produto de limpeza entrar em contato com qualquer eletricidade. Assim, com o Joy-Con desacoplado do Switch e tudo desligado, com a ajuda de uma pinça ou algo de ponta-fina, você deverá levantar a parte de borracha que fica abaixo do direcional para passar um cotonete umedecido com álcool isopropílico no mecanismo da alavanca (vista na imagem abaixo) ou, se preferir, um limpa contato elétrico também pode ser usado. Nesta etapa, lembre-se de não exagerar na quantidade do líquido utilizado para a limpeza.
Esse processo, vale notar, deve ser feito em todos os “lados” do direcional para ser mais eficaz, mas lembre-se de não exagerar na quantidade do líquido utilizado na limpeza para evitar possíveis riscos ou danos em seu controle. Além disso, não deixe o cotonete úmido ou o líquido utilizado encostar no material do acabamento do Joy-Con, já que isto pode causar manchas nele ou ou outros danos.
Após ter aplicado o líquido na região, mova o direcional para todas as direções possíveis sem pressioná-lo. Então, aguarde cerca de 15 minutos ou até mais tempo para que o seu produto usado na limpeza seque por completo antes do Joy-Con ou o console ser ligado novamente.
Esse processo, vale notar, apesar de corrigir boa parte deste problema do Joy-Con drift, deve ser feito de forma periódica, mesmo que o seu controle não volte a apresentar o defeito. Assim, você pode encarar ele como uma boa prática para manter o seu controle “higienizado” e evitar novos problemas em suas peças.
Atualize o controle
Esse termo de “atualizar o controle” pode até soar estranho, mas além das atualizações do sistema principal do videogame, a Nintendo disponibiliza atualizações para os Joy-Cons de forma separada. Assim, às vezes, fazer a atualização deles pode corrigir alguns problemas, que foram vistos em versões antigas. Para realizar este update, basta seguir esse passo a passo:
1. Entre em “Definições da consola”.
2. Selecione a opção “Comandos e sensores”;
3. Deslize a tela para baixo e selecione a opção “Atualizar os comandos”.
O passo a passo acima, vale notar, foi feito com o sistema definido para o idioma “português de Portugal”. Entretanto, independentemente do idioma configurado no Switch, o passo a passo para atualizar os “Joy-Cons” ou recalibrá-los, como mostraremos a seguir, é sempre o mesmo. Apenas alguns termos traduzidos para outros idiomas, é claro, devem ser diferentes.
Recalibrar os Joy-Cons
Depois de ter realizado o passo a passo anterior, é sempre uma boa ideia fazer uma calibração dos Joy-Cons, que podem remover pequenas “dead zones” ou movimentos involuntários causados por erros no sistema e não nos próprios controles. Veja como esta calibração deve ser feita:
1. Entre em “Definições da consola”. Caso prefira, você pode retirar os Joy-Cons para efetuar este procedimento;
2. Agora, vá em “Comandos e sensores”;
3. Clique em “Calibrar os manípulos de controlo”;
4. Aperte o direcional do Joy-Con que será calibrado;
5. Siga o passo a passo para fazer a calibração;
6. Agora, repita as mesmas etapas vistas acima, mas vá em “Calibrar os sensores de movimento” e siga as suas instruções. Esta última etapa, apesar de ser opcional, é recomendada para a solução de eventuais problemas.
Entre em contato com assistência técnica autorizada da Nintendo no Brasil
Apesar de não ter lançado o Switch de forma oficial no Brasil, a Nintendo ainda possui uma assistência técnica autorizada por aqui. Já outra boa notícia, é que por se tratar de um problema reconhecido pela Nintendo, o conserto do Joy-Con é efetuado de graça por ela.
As informações de como você deve proceder para mandar o seu controle para o conserto devem ser obtidas com a própria loja. Já o seu endereço e telefone para contato pode ser encontrado nesta página de “Assistência ao consumidor” da Nintedo.
Realize a troca do direcional com defeito
Se você já tentou realizar as soluções acima e o seu problema persistiu, ainda existe uma maneira de tentar resolver o Joy-Con Drift sem ter que gastar muito. Entretanto, esta solução requerer algumas habilidades suas com ferramentas, já que é necessário abrir o controle para efetuar o reparo.
Na maioria dos casos, a solução do Joy-Con Drift acaba consistindo em realizar a troca de seu direcional principal, que em nossas pesquisas, tem o preço variando em torno de R$70,00 à R$100,00. Esse procedimento, vale notar, não exige solda, mas você precisará também de um conjunto de chaves de fenda especial para poder tirar e colocar os parafusos proprietários da Nintendo do Switch.
Obtenha um novo Joy-Con
Esta opção nós recomendamos apenas em último caso, já que o preço de um Joy-Con novo não é muito convidativo. Entretanto, vale sempre lembrar que o “Joy-Con Drift” nem sempre acaba afetando os dois Joy-Cons.
Dessa forma, ao invés de você gastar com um par de Joy-Cons, procure apenas pelo Joy-Con do lado que está com defeito. Esse item, apesar de ser um pouco mais difícil de ser encontrado desta forma, tem o seu preço reduzido praticamente para a metade ao ser comparado com o “par completo”.