O Google Chrome tem enfrentado no computador algumas polêmicas por conta das mudanças feitas no navegador desde a atualização que acompanhou seu aniversário. Entretanto, não é de hoje que você deve estar preocupado com a privacidade ao navegar na internet, seja com o próprio Chrome ou com qualquer outro navegador.
Para lhe ajudar a se manter seguro na internet com o Chrome, o Olhar Digital preparou uma série de dicas e medidas que podem ser feitas nele para ganhar mais privacidade. Confira:
Usando o verificador do Google
Assim como acontece no Android e em programas criados pelo Google, os seus dados acabam sendo sincronizados e ficam armazenados na nuvem. Desta forma, o Google consegue fazer uma pequena verificação para saber se ao menos a sua conta do Google, que também é utilizada no Chrome, está segura.
Para realizar este processo, basta fazer o login com a conta do Google neste link. Assim como mostra a imagem abaixo, caso seja detectada alguma anormalidade, basta clicar sobre ela e seguir os passos indicados no site para resolvê-la.
Escolhendo os itens a serem sincronizados
Quando o Chrome é utilizado em mais de uma plataforma, assim como ocorre com as contas do Google, alguns dados de navegação também são sincronizados, mas nem sempre é uma boa ideia deixar todas estas informações na nuvem.
A seguir, veja como desabilitar a sincronia de dados no Chrome, primeiro no PC:
- Clique no item representado por três linhas e entre em “Configurações”;
- No primeiro item da lista, você pode desabilitar a sincronização da conta do Google. Agora, para editar os itens que são sincronizados clique em “Sincronizar”;
- Desmarque os itens que não deseja sincronizar.
No Android, o processo é bem parecido com o que foi feito acima. Confira:
- Com o Chrome aberto, toque no ícone representador por “três pontos” e vá em “Configurações”;
- Clique na parte onde o seu e-mail está sendo exibido e, então, em “Sincronizar”, basta selecionar os itens que deseja deixar ou não sincronizando.
Com extensões
Outra opção para se manter seguro enquanto usa o Google Chrome para navegar está no uso de extensões para ele. Veja abaixo algumas destas extensões com a descrição do propósito delas:
- HTTPS Anywhere – Ao acessar um site, sempre que disponível, será utilizado o protocolo HTTPS ao invés do tradicional HTTP, que é menos seguro;
- Ghostery e Privacy Badger – Estas duas extensões bloqueiam rastreadores de anúncios que procuram obter informações pessoais;
- Lastpass – Gerenciador de senhas para armazená-las em um local seguro e faciltar o acesso a sites que precisam de credenciais;
- TouchVPN – Ao acessar algum site que você não esteja se sentindo confiante, uma boa alternativa é recorrer a uma VPN para mascarar alguns de seus dados, como o IP, por exemplo.
Boas práticas
Além destas dicas mencionadas acima, também é preciso lembrar de utilizar alguns recursos padrões dos navegadores, que também existem no Chrome, como o recurso de navegação anônima (Ctrl + Shift N) ou de limpeza de dados da navegação (Ctrl + Shift + Del).