Phil Harrison, um dos nomes mais ubíquos na indústria dos games dos últimos 20 anos, anunciou nesta semana em seu Twitter que vai assumir um novo cargo no Google, como vice-presidente e gerente geral de uma divisão ainda não revelada.

Harrison trabalhou durante 15 anos na Sony, desde 1992, liderando projetos dentro da divisão PlayStation, especialmente a criação do PlayStation 2 e 3. Chegou a gerar polêmica quando, em 2006, disse que o PS3 substituiria o PC como plataforma de games.

Em 2009, deixou a Sony e foi trabalhar como presidente da Atari, num período em que a empresa passava por uma intensa crise financeira e administrativa. Ficou apenas um ano na função. Dois anos depois, voltou ao cenário da tecnologia como novo funcionário da Microsoft. Sua função era liderar as estratégias da divisão Xbox na Europa.

Agora, ele assume um cargo de liderança no Google. Durante todos esses anos, seu trabalho esteve mais ligado a negócios do que a tecnologia ou desenvolvimento de plataformas e jogos. Ou seja, sua função nessas empresas foi mais operacional do que criativa.

Não está claro ainda qual será a função exata de Harrison no Google, mas o Engadget supõe que, devido a sua experiência, ele deve trabalhar ligado a aplicações de realidade virtual e aumentada para Android.