A loja digital de games da Valve, o Steam, saiu do ar hoje durante a tarde no mundo inteiro. A queda do serviço provavelmente tem a ver com o início da promoção de fim de ano da loja, que aconteceu ontem e deixou diversos jogos interessantes a preços menores do que R$ 10.

Não foi só a loja, contudo, que saiu do ar. Os próprios servidores dos clientes do Steam também estão fora do ar. Portanto, se você quiser jogar algum jogo que comprou durante a promoção ontem, será necessário ligar o modo offline do cliente do Steam do seu computador.

O mais provável é que o serviço tenha sido derrubado por excesso de tráfego. Promoções como a que começou ontem (e que vai até o dia 2 de janeiro) são comuns na loja, e também é comum que elas provoquem tráfego suficiente para derrubar o site.

Por outro lado, como lembra o GameSpot, serviços como o Steam, a Playstation Network e o Xbox Live também já foram alvos de ataques DDoS. Ataques desse tipo conseguem desestabilizar serviços e sites usando redes de máquinas infectadas por malware para gerar sobrecarga nesses sites ou serviços. A Valve ainda não se pronunciou sobre a causa do apagão.