A Amazon era, há muito tempo, usada pelas pessoas que queriam comparar preços de produtos na internet. Agora, uma patente concedida à empresa poderia impedir os compradores de fazer exatamente isso dentro das próprias lojas da Amazon.

A patente, intitulada “Controle de compras online da loja física”, detalha um mecanismo em que um revendedor pode interceptar pedidos de rede, como URLs e termos de pesquisa que ocorrem no Wi-Fi da loja.

O documento explica como um revendedor da Amazon usaria essa informação em seu benefício. Se, por exemplo, o varejista visse que o consumidor está tentando acessar o site de um concorrente para verificar o preço de um item, ele poderia comparar o conteúdo solicitado com o oferecido na loja e, em vez disso, enviar informações de comparação de preços ou um cupom para o seu navegador. Ou então, poderia sugerir um item complementar, ou mesmo bloquear o conteúdo de forma definitiva.

A patente da Amazon também permite que o varejista saiba o seu paradeiro físico, dizendo: “A localização pode ser triangulada usando informações recebidas de uma infinidade de pontos de acesso sem fio”. O lojista pode usar essas informações para tentar levá-lo a itens em sua área ou direcionar um representante de vendas para sua localização.

Como mencionado, parece que essa patente só seria implementada através de uma rede Wi-Fi na loja, o que significa que é possível contorná-la usando os dados da franquia de internet.