Uma boa quantidade de aplicativos consideravelmente populares para Android estava repassando dados de usuários indevidamente para o Facebook. Entre eles estão alguns nomes conhecidos como o Kayak e o TripAdvisor.
A violação de privacidade foi detectada por um estudo da Privacy Internacional, que analisou 34 apps populares para Android e determinou que pelo menos 20 deles enviam dados para o Facebook sem permissão do usuário.
Essas informações podem incluir ID do dispositivo Android, por exemplo, e coisas feitas com o app aberto. Os dados são enviados de maneira anônima, mas a Privacy International diz que eles poderiam ser usados para identificar pessoas de acordo com a localização delas.
Desenvolvedores envolvidos no caso dizem “desconhecer” o fato dos seus apps enviarem dados sem permissão. O problema, aparentemente, foi causado pelo Facebook, que só criou uma medida de pedir permissão para a coleta de informações de apps vinculados à conta da rede social após a aprovação da GDPR, a legislação europeia de dados.
-> Tudo sobre o Facebook: história e dicas de segurança para usar a rede social!
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login
Como ela entrou em vigor em maio, os desenvolvedores podem não ter percebido a nova função – ou, em outros casos, podem até ter atualizado o app para pedir essas permissões, mas ainda existem usuários com versões antigas instaladas em celulares.
Em resposta, o Facebook disse que é fundamental que usuários tenham controle sobre os dados vinculados à suas contas e está criando medidas para ajudá-los nesse sentido.