Fontes do BuzzFeed dizem que a Apple planeja um evento para 25 de março, cujo destaque é um serviço de assinatura de notícias. Apesar de não haver definição oficial sobre o preço, ele deve custar os mesmos US$ 10 por mês cobrados para o uso da Apple Music.
A empresa atualmente negocia com jornais os termos do contrato, mas pode enfrentar dificuldades. A oposição que pode atingir as negociações ocorre porque jornais como o New York Times e o Washington Post têm discordâncias sobre os termos da proposta da companhia.
Isso porque a Apple tomaria cerca de metade da receita obtida pelo serviço e dividiria o restante entre as publicações, com base na quantidade de tempo que os visitantes passaram lendo matérias. Esse é um corte consideravelmente maior do que os 30% que ela toma no primeiro ano de inscrição, quanto mais dos 15% que recebe mais tarde.
A Apple também quer que pelo menos alguns publicadores de notícias se comprometam a suprir material por no mínimo um ano. E aqui há uma divisão de opinião: enquanto alguns preferem um comprometimento mais longo, outros querem ter a chance de desistir do empreendimento mais cedo.
Entretanto, qualquer que seja o plano da empresa, ela pode não ter muito tempo para resolver essas contradições. Se o evento realmente acontecer em março, ela tem menos de dois meses para encontrar um acordo favorável a todas as partes.
No momento, existe uma pressão para anunciar o serviço o mais rápido possível. Afinal, a Apple ainda se recupera das vendas lentas do iPhone e os investidores querem sinais de que a atuação da organização no segmento de serviços está indo bem.