A Apple demorou para oferecer smartphones resistentes à água, porém, segundo a mais recente patente publicada pela empresa, ela está trabalhando em uma tecnologia que irá acabar de vez com o problema de umidade dentro dos iPhones.
O documento descreve um mecanismo que usa o som emitido pelos fones de ouvido e alto-falantes do celular para eliminar qualquer líquido que caia no aparelho e evitar que o excesso de umidade danifique componentes internos.
O mecanismo consiste em duas malhas hidrofóbicas, uma para resistir à entrada de líquidos e outra para ajudar na remoção da água nas câmaras de áudio do iPhone. Depois disso, um tom ou sinal acústico será gerado pelo alto-falante para ajudar a detectar e remover o excesso.
Uma tecnologia parecida já é utilizada no Apple Watch Series 2, chamado “Eject Water Mode”, que também expele a água através de seu alto-falante usando o som.
O iPhone da Apple 7 e 7 Plus já são resistentes à água mas não possuem mecanismo para remover o líquido dos alto-falantes, do microfone ou da entrada do carregador. Caso o celular molhe, você apenas tem que deixá-lo secar por conta própria, sendo que um recurso como o descrito na patente pode acelerar esse processo.