A Apple já tem a Apple TV, um dispositivo para transmitir imagens para televisões; agora, ela estreou sua própria produção audiovisual original para TVs. A primeira série produzida pela empresa da maçã foi disponibilizada às 21h da última terça-feira, 6, no horário da Califórnia (o que significa que ela só chegou ao Brasil à 1h de hoje).

Trata-se de uma série chamada “Planet of the Apps” (“planeta dos aplicativos”, mas também um trocadilho com o nome em inglês da série “Planeta dos Macacos”, que é “Planet of the Apes”). A série acompanhará a trajetória de desenvolvedores de aplicativos que tentam levar suas ideias para a loja da Apple e para os bolsos dos usuários de iPhone. 

O programa deve ter um formato semelhante ao de um reality show. Os participantes precisarão interessar investidores e mentores em suas ideias, e então serão auxiliados em desenvolvê-las para atrair mais investimentos. Dentre os jurados estarão o ex-integrante do Black Eyed Peas Will.i.am, as atrizes Gwyneth Paltrow e Jessica Alba e o empreendedor Gary Vaynerchuk. 

No final do programa, todos os apps criados ao longo dos dez episódios ficarão disponíveis para download. E o próprio programa será destacado no site da Apple, no iTunes e em outros canais da empresa. O primeiro episódio foi disponibilizado gratuitamente no iTunes e no site do programa; os demais estrearão um por semana, sempre à 1h das quartas-feiras (horário de Brasília), exclusivamente no Apple Music.

Appleflix

Com a medida, a Apple se aventura numa área nova, que é a produção de programas audiovisuais originais. Segundo a Reuters, a empresa ainda deve se aprofundar nessa área, lançando também uma adaptação do programa “Carpool Karaoke”, do comediante James Corden, e pelo menos dois documentários até o final do ano.

Um dos objetivos da entrada da Apple nesse mercado seria o de trazer mais assinantes para o Apple Music. Conforme noticiado pela empresa durante o WWDC, o serviço de streaming já conta com mais de 27 milhões de assinantes no mundo todo. 

Mais especificamente, a estreia da empresa nessa área com “Planet of the Apps” tem o objetivo de desmistificar o processo de criação de aplicativos. Segundo Eddy Cue, o vice-presidente de serviços e softwares de internet da Apple, “a grande questão quando você tem ideias é como você pode levá-las à fruição (…). Esse programa mostra como isso é possível”.