A Apple liberou nesta segunda-feira, 19, uma atualização emergencial para o iOS para a versão 11.2.6, visando corrigir o gravíssimo bug que faz o celular travar com um caractere indiano (mais especificamente do dialeto telugo), o que fez com que o ícone se tornasse uma arma contra usuários de iPhone, permitindo até mesmo incapacitar o dispositivo.
Nos nossos testes com a vulnerabilidade, o iPhone 7 Plus da redação do Olhar Digital travou de forma definitiva, tornando-se incapaz de completar o processo de boot. Normalmente, o resultado de tal ataque é simplesmente travar um aplicativo, fazendo-o fechar à força; no entanto, quando o caractere é exibido nas notificações, isso afeta o funcionamento do sistema operacional por inteiro. No nosso caso, foi necessário fazer uma restauração manual do aparelho por meio do iTunes, com a reinstalação completa do iOS.
Essa atualização não estava originalmente nos planos da Apple. Depois do iOS 11.2.5, a empresa pretendia ir direto para o 11.3, que seria uma atualização maior e mais importante. No entanto, a aparição de um bug deste tamanho forçou a empresa a se movimentar antes da hora.
A Apple também lançou atualizações para todas as suas outras plataformas, incluindo macOS, watchOS e tvOS, todos eles expostos ao problema do caractere indiano. A empresa também liberou atualizações para todas as versões beta de seus sistemas operacionais para proteger esses usuários também.