A Apple deve anunciar seus novos iPhones em algumas semanas, mas um detalhe de um dos possíveis dispositivos chamou a atenção nesta quarta-feira, 22. Trata-se de uma referência ao “iPhone xx”, que foi encontrada no aplicativo Xcode 10, da Apple. Segundo rumores, a empresa deve apresentar três modelos no seu tradicional evento de setembro.
De acordo com a publicação do 9to5Mac, o “iPhone xx” foi encontrado pelo desenvolvedor brasileiro Guilherme Rambo no aplicativo de programação da Apple. Nele, o aparelho misterioso aparece logo abaixo do iPhone X em uma lista organizada por ordem alfabética, o que não confirma a possibilidade de se tratar de um top de linha. Acredita-se que seja apenas um nome fictício para “marcar o lugar” no software.
Ainda de acordo com Gulherme Rambo, o “iPhone XX” deve contar com um processador Apple A10, que é o mesmo usado pelo iPhone 7 de 2016. Apesar derumores indiquem que a Apple lançará um telefone de entrada, além de dois tops de linha, parece pouco provável que o modelo chegue com um processador tão antigo. É possível que se trate apenas de uma unidade de testes internos ou de uma variante mais barata do iPhone 7 focada em algum mercado específico.
Embora os vazamentos de protótipos de telefones sejam mais comuns, diversos detalhes do iPhone X foram revelados no último ano no software da Apple. Por isso, é bastante provável que a empresa esteja utilizando “iPhone XX” apenas para esconder o nome final do produto. Além disso, não seria a primeira vez que a empresa aproveitou um hardware antigo em um novo modelo: o iPhone 5C chegou com a mesma ficha técnica do seu antecessor para substituí-lo.
Até o momento, os principais rumores apontam para o lançamento de três modelos de iPhone: o de entrada com 6,1 polegadas e dois tops de linha com 5,8 e 6,5 polegadas. Todos eles devem ter o design similar ao do iPhone X, porém o modelo mais barato deve trazer uma tela LCD no lugar do OLED, ter apenas uma câmera e dispensar o 3D Touch. Ainda não há data para o lançamento, mas este costuma acontecer na primeira quinzena de setembro.