Em evento destinado a jornalistas durante a CES 2017 (maior feira de tecnologia do mundo, que o Olhar Digital cobre em primeira mão) nesta quarta-feira, 4, a Asus anunciou o Zenfone AR. O dispositivo foi desenvolvido para priorizar aplicativos de realidade aumentada e virtual.
Segundo a Asus, trata-se do primeiro celular do mundo a vir com surpreendentes 8GB de RAM. Além de uma câmera frontal, o Zenfone AR tem um sistema de três câmeras na parte traseira capazes de registrar imagens em 23MP, incluindo recursos de captura de movimentos e até detecção de profundidade.
Tudo isso porque, segundo a Asus, o Zenfone AR é o primeiro celular do mundo a usar as tecnologias Tango e Daydream, ambas do Google. A primeira é um padrão de hardware desenvolvido para executar a melhor experiência possível em realidade aumentada (ou seja, jogos como “Pokémon Go”, em que animações 3D se sobrepõem a imagens reais captadas pela câmera).
Já o Daydream é um padrão de hardware para a execução de aplicações em realidade virtual, como o Oculus Rift e o Gear VR, da Samsung. Também por esse motivo, o Zenfone AR vem com uma tela de 5,7 polegadas de Super AMOLED e resolução WQHD (2.560 x 1.440 pixels, o popular “2K”).
Ao contrário do que apontavam rumores recentes, porém, o novo aparelho da Asus não usa o Snapdragon 835, mais novo processador mobile da Qualcomm e, em tese, o mais potente do mercado atual. Em vez dele, a Asus preferiu usar o Snapdragon 821, que é basicamente a melhor alternativa (também usado pelo Google Pixel).
A fabricante não revelou mais detalhes sobre as especificações do Zenfone AR, como a capacidade da bateria, mas adiantou que o celular tem um exclusivo sistema de resfriamento a vapor feito para evitar problemas de superaquecimento. O sistema operacional é Android 7.0 (Nougat).
Não foram revelados preço ou data exata de lançamento, mas a Asus adiantou que o novo Zenfone chega ao mercado na segunda metade deste ano.
Zenfone 3 Zoom
Além do AR, a Asus mostrou no mesmo evento durante a CES a nova versão do Zenfone 3. Trata-se do Zenfone 3 Zoom, um celular construído para a fotografia, incluindo um sistema de duas câmeras traseiras que vem se popularizando no mercado desde o ano passado.
O sistema de câmera dupla do Zenfone 3 Zoom é parecido com o que a Apple utiliza no iPhone 7 Plus: uma lente principal de 12MP e um sensor secundário com zoom óptico de até 2,3 vezes. A tela Full HD do aparelho tem 5,5 polegadas e o processador é um Snapdragon 625.
A bateria também é potente: capacidade de 5.000 mAh. Outros detalhes, como preço, memória interna e RAM, não foram divulgados. O smartphone chega ao mercado em fevereiro, mas ainda não se sabe se será lançado também no Brasil.
Via The Verge e Android Central