Você sabia que é possível usar o Google como uma calculadora para realizar contas rapidamente? Ou que ele também pode servir como nível de bolha para te ajudar a pendurar um quadro retinho? A verdade é que você pode, e o Google anunciou hoje uma atualização para seu aplicativo de celular que deve deixar esses recursos mais evidentes.

De acordo com a empresa, a atualização trará atalhos para informações úteis e frequentemente acessadas pelos usuários, além de outros recursos menos conhecidos, mas igualmente interessantes. Alguns exemplos dos atalhos que estarão destacados são: informações de meteorologia; restaurantes, lojas e serviços próximos; horários de programas de TV e opções de entretenimento nas redondezas. O vídeo abaixo mostra como o app deve ficar:

publicidade

Informação na ponta dos dedos

O Google chama essa novidade de “tappable shortcuts”, algo como “atalhos apertáveis”. Como o The Verge aponta, a mudança faz com que a tela principal do aplicativo – que, em muitos celulares, pode ser acessada deslizando para a direita a partir da tela inicial – fique parecida com um lançador de aplicativos. Isso poderia ser um primeiro passo da empresa no sentido de “fundir” seu app de buscas com a tela inicial do Android.

Embora a empresa tenha dito que a atualização será liberada tanto para Android quanto para iOS, a versão do buscador para o sistema operacional do Google terá alguns recursos exclusivos. Entre eles, de acordo com o Engadget, estarão informações sobre voos e reservas de hotel do usuário, um conversor instantâneo de moedas, um teste de velocidade de conexão e até mesmo jogos como paciência. O site informa ainda que as novidades começarão a ser liberadas hoje para usuários dos EUA, e devem chegar em breve ao resto do mundo.

Facebook à espreita

Há algumas implicações interessantes nessa mudança, segundo o The Next Web. Ela faz com que o aplicativo de buscas fique mais simples de usar para buscas corriqueiras, e deixa mais fácil descobrir as diversas funcionalidades que o buscador do Google tem.

Mas além disso, ela pode representar uma tentativa do Google de se diferenciar em relação ao Facebook. A rede social vem investindo recentemente em se tornar um polo de informações, contendo vídeos, dados meteorológicos, artigos escritos e até mesmo recursos de transferência de dinheiro. Por isso, a mudança do Google pode ser uma medida para se manter um passo à frente da concorrência.