Uma atualização recente do Windows liberada nesta semana pela Microsoft causou problemas em alguns computadores. Um pacote de correções problemático fez com que alguns computadores ficassem impedidos de ligar e apresentassem a famigerada “tela azul da morte”.
O problema veio com a “Patch Tuesday”, a segunda terça-feira do mês, quando a Microsoft distribui suas correções mensais de bugs e pacotes de segurança. No entanto, após a publicação, os fóruns da empresa começaram a receber várias reclamações de usuários do Windows em PCs de diversas fabricantes e até mesmo em computadores montados de forma independente.
A Microsoft atribui o problema a um erro de publicação, atingindo principalmente os clientes corporativos. O problema da “tela azul da morte” atingiu computadores com Windows 10 versão 1703, Windows 10 versão 1607 e Windows Server 2016 atrás do WSUS (Windows Server Update Services). Um representante da empresa nos fóruns afirmou que a Microsoft publicou acidentalmente os updates delta pelo canal WSUS, e os computadores que pegaram os dois acabaram com problemas. Usuários que receberam a atualização pelo Windows Update normalmente não são afetados.
A empresa diz que o problema já foi corrigido e validado, mas existem três cenários em que máquinas ainda podem estar afetadas pela falha:
- Os Administradores do WSUS/SCCM que sincronizaram a atualização de 10 de outubro (KB4041676 ou KB4041691) antes das 16h PDT em 10 de outubro ainda podem ter esses KBs armazenados em cache.
- Dispositivos gerenciados WSUS/SCCM que baixaram a atualização KB4041676 ou KB4041691 de 10 de outubro com problemas de publicação e têm dispositivos em um estado de reinicialização pendente.
- Dispositivos gerenciados WSUS/SCCM que instalaram a atualização KB4041676 ou KB4041691 de 10 de outubro e não conseguem ser inicializados e/ou podem exibir uma tela de recuperação.
O primeiro problema é mais simples, bastando apenas escanear novamente atrás de atualizações. Os cenários 2 e 3 são mais complexos e requerem uma série de ações para retomar a operação da máquina. Para receber instruções detalhadas sobre como agir nestes casos, vale a pena olhar o site de suporte da Microsoft.