Experiência. Essa é a palavra-chave da Microsoft Build 2019, a conferência anual em que a empresa apresenta suas novidades. Segundo a marca, a ideia é oferecer soluções cada vez mais inteligentes e centradas no consumidor. Para isso, colaboração e produtividade que englobam seus diferentes produtos estão na ordem do dia — para acompanhar a natureza mutável do trabalho.
Um dos grandes destaques dessa colaboração é o auxílio da Cortana, a assistente virtual da marca. Ela está cada vez mais inteligente. Com as possibilidades trazidas pela tecnologia, eles aprendem sobre as preferências do usuário rapidamente e aplicam esse conhecimento para tornar a experiência com a ferramenta cada vez mais fluida.
Nesse sentido, a Cortana acaba de dar um salto importante. Em conjunto com o Office 365, ela é capaz de oferecer até conselhos aos usuários. Então, se, por exemplo, o profissional tiver algumas reuniões agendadas e precisar remanejá-las, o sistema é capaz de verificar quais as novas possibilidades de datas e horários entre os participantes do encontro.
Considere a seguinte programação:
8h – Ir à academia
11h – Reunião de feedback com Ana
13h – Almoço com João e Carlos
16h – Encontro com Arthur sobre o Projeto B
É possível pedir que a Cortana refaça tudo. Basta conversar com ela como se estivesse falando com uma secretária humana. “Por favor, reagende a ida à academia para amanhã, no mesmo horário. Já a reunião de feedback precisa ser mudada para daqui a dois dias.” A assistente logo responde: “Vou verificar as possibilidades de horário com a Ana”. Segundos depois, a Cortana informa que Ana pode participar da reunião dois dias depois às 13h30. E aí é só aceitar a sugestão para que tudo seja remarcado na agenda.
As possibilidades da nuvem colaborativa vão fazer do Microsoft 365 uma ferramenta muito mais amigável para o usuário. Afinal, com a computação cada vez mais presente no cotidiano, é essencial que ela facilite de fato a execução das atividades.