Nessa época de crise, os sites que permitem que as pessoas vendam produtos que não estão usando ou iniciem um negócio próprio como comerciante são uma alternativa bem-vinda. Para quem compra, também é uma boa opção de conseguir preços mais acessíveis ao adquirir um produto usado em bom estado, ou de um comerciante capaz de oferecer valores mais baixos.
É o caso do Mercado Livre, talvez a maior referência no Brasil para este tipo de comércio eletrônico. No entanto, por mais que a ferramenta seja importante, é necessário fazer um bom uso dela. Por isso, contatamos Leandro Soares, diretor de Marketplace da empresa, que nos passou algumas dicas para vender melhor. Elas também permitem aos compradores procurarem pelos melhores vendedores.
1º) O título do anúncio tem que ser claro
O título deve dizer exatamente qual é o produto que está sendo vendido – Nome do produto + marca + modelo + especificações técnicas e características + serviços adicionais. exemplo: Capa celular iPhone 6 S emborrachada preta verde resistente.
O título também deve ser pensado para atender a alguns critérios:
- Pense sempre nas buscas. Como seu comprador irá buscar o seu produto?
- Deixe espaço entre uma palavra e outra
- Não use sinais de pontuação, nem símbolos
- Você tem 60 caracteres (com espaço). Utilize de forma inteligente para que o seu produto possa ser achado
- Escreva corretamente as palavras-chave
- Revise para garantir que não tenha erros de ortografia
- Não informar em momento algum os seus dados de contato
- Não precisa falar que oferece frete grátis e parcelamento sem juros neste momento
2º) A descrição deve ser detalhada
Não poupe detalhes sobre o produto que está vendendo. O texto deve conter tamanho, cor, voltagem, tempo de uso, se possui caixa original, manual, garantia, funcionamento em perfeito estado ou o que deve ser arrumado. Essa descrição varia de produto para produto, mas deve ser bem específica e que faça com que o entendimento do comprador sobre o produto seja o melhor possível.
3º) Não economize nas imagens do produto
Use fotos e vídeos que mostrem o real estado do produto e boas fotos, com qualidade, preferencialmente fundo todo branco e em diferentes posições, que mostre todo o produto (o Mercado Livre dá dicas de como fotografar seus produtos neste link). Procure fazer um vídeo mostrando e explicando o produto, isso ajudará na descrição.
4º) Tenha preços competitivos
Pratique os melhores ou bons preços. Trabalhe ofertas. Combos de produtos. Não foque em um único produto, tenha variedade. Uma dica é pesquisar produtos iguais ou equivalentes dentro da plataforma para ter uma comparação e um parâmetro de preço, descrição, etc. É possível fazer todos esses passos de diferentes dispositivos, um computador ou smartphone, por exemplo.
No caso do Mercado Livre, há o serviço Mercado Pago, que permite oferecer a venda parcelada em até 12x sem juros recebendo o valor total. Também é recomendável oferecer frete grátis sempre que possível; a empresa também oferece a ferramenta Mercado Envios, que facilita a logística do produto por meio de uma etiqueta pré paga e um valor especial por conta do contrato que o Mercado Livre tem com seus parceiros logísticos, entre eles os Correios.
5º) Atenda bem seus clientes
Tanto antes quanto depois das compras, responda às suas perguntas rapidamente. Depois de colocar o anúncio no ar, as perguntas devem começar a chegar, e responder essas dúvidas de forma rápida e eficiente, e sanando todas as dúvidas fará com que o produto seja vendido.
Após a venda, não deixe de responder seu comprador caso ele tenha dúvidas e outras necessidades. O pós venda é muito importante.
Além disso, acreditamos que é valido utilizar outros formatos para informar seu público, como nas redes sociais. Mas, é importante ter bom senso na hora de divulgar em outras redes para não incomodar os usuários. Para quem quer levar as vendas na plataforma à sério, também é possível usar as ferramentas Mercado Shops e o Mercado Livre Publicidade para alavancar suas vendas.
6º) Fique de olho na sua reputação
Quanto melhor for sua reputação, mais confiança você passa ao seu cliente, o que pode ser um fator enorme na hora de ele decidir se vai bater o martelo na compra ou não, e também faz com que o vendedor fique melhor ranqueado dentro da plataforma e nas buscas de produtos. O sistema analisa tempo que o vendedor demora para responder as perguntas, qualidade do produto vendido, tempo de postagem do produto para entregar, pós-venda e atenção com o cliente. Todos esses pontos passam por um algoritmo que traduz a reputação do vendedor em um termômetro.