Há 28 anos, Tim Berners-Lee enviava a proposta para o que hoje conhecemos como a web. Segundo ele, a ideia era criar uma plataforma aberta que permitisse a todos “compartilhar informações, ter acesso a oportunidades e colaborar para estreitar fronteiras geográficas e culturais”.
No entanto, as coisas parecem ter saído do eixo. “Ao longo do último ano, fiquei bastante preocupado com três novas tendências que acredito que devemos enfrentar para que a web possa cumprir seu verdadeiro potencial como uma ferramenta que serve a toda a humanidade”, comentou, em artigo publicado pelo The Guardian. Confira os pontos listados pelo criador da web:
1. Controle dos dados pessoais
“O modelo atual de negócios de muitos sites oferece conteúdo gratuito em troca de dados pessoais. Muitos de nós concordamos com isso e não nos importamos com algumas informações sendo coletadas em troca de serviços gratuitos. O problema é que, como os dados são mantidos em posse de outras pessoas, fora de vista, perdemos os benefícios que teríamos se tivéssemos controle direto sobre eles e escolhêssemos quando e com quem compartilhar”, explica Berners-Lee.
O professor ainda cita que as informações sobre os usuários podem cair nas mãos de governos que “atropelam” os direitos à privacidade. “Mesmo em países onde acreditamos que os governos possuem os melhores interesses, ter acesso a tudo o tempo todo é ir longe demais”, afirma.
2. Desinformação
“Muita gente se informa usando apenas uma série de redes sociais e resultados de motores de buscas. Os sites de busca ganham mais dinheiro quando clicamos nos links que eles nos mostram e escolhem o que vemos com base em algoritmos que aprendem com nossos dados pessoais, que eles recolhem constantemente. O resultado final é que os motores mostram conteúdo em que eles acham que vamos clicar, o que significa que a desinformação ou a falsa notícia pode se espalhar como um incêndio”, declara. Segundo ele, esse pode ser um prato cheio para pessoas mal intencionadas, que fazem com que a desinformação se espalhe e ganham dinheiro com isso.
3. Transparência na publicidade política
“A indústria de publicidade política online se tornou sofisticada em pouco tempo (…). Há indícios de que alguns anúncios estão sendo usados de maneira antiética, apontando para falsos sites de notícia para manter usuários afastados das pesquisas. A publicidade segmentada permite que uma campanha diga coisas completamente diferentes, conflitantes, para diferentes grupos. Isso é democrático?”, questiona Berners-Lee.
Como solução, o criador da web defende o trabalho em conjunto entre as empresas, desenvolvedores de novas tecnologias e organizações que defendem a privacidade do usuário. “Devemos lutar contra o excesso de leis de vigilância dos governos”, aponta. “Todos construímos a web que temos, agora cabe a nós construir a web que queremos – para todos.”