A documentarista Laura Poitras, que produziu o filme vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2015, sobre as divulgações de Edward Snowden, está finalizando agora outro projeto. Trata-se de “Risk”, um filme semelhante que acompanha a vida de Julian Assange, o fundador do WikiLeaks, em seu asilo político na embaixada equatoriana em Londres.
No trailer, é possível ver imagens de Assange vivendo na embaixada e falando sobre as eleições dos Estados Unidos – o que sugere que ele tinha informações sobre as interferências russas na seleção do próximo líder dos EUA. Assange também aparece no trailer vestindo roupas diferentes e lentes de contato coloridas, dando a entender que estivesse se disfarçando para sair da embaixada. O vídeo pode ser visto abaixo:
O começo das eleições dos EUA foi um momento bastante conturbado para Assange: as informações às quais ele tinha acesso causaram atrito entre o ativista e a embaixada equatoriana, que o hospedava – de fato, a embaixada chegou a cortar seu acesso à internet. O documentário, ao que parece, dará mais informações sobre o posicionamento do WikiLeaks em relação às eleições estadunidenses.
Segundo o CNET, o filme será lançado no terceiro trimestre de 2017 (em algum momento entre julho e setembro). Ele ficará disponível para streaming no serviço Showtime e também será mostrado em alguns cinemas.