Tempo otimizado para melhorar o ensino-aprendizado, linguagem próxima, praticidade e disponibilidade para elaborar, planejar e executar. É a tecnologia aliada ao professor e ao aluno, simplificando, organizando, reunindo, publicando, assegurando, salvando, implantando e gerenciando tudo o que é importante, também em nuvem.
A inovação contribui para que os alunos criem hábitos de estudos cada vez mais autônomos, valendo-se de uma linguagem que lhe é familiar – a tecnológica. Além disso, a tecnologia auxilia o professor nas correções, diagnósticos e levantamentos estatísticos.
A organização individual dos estudos, distribuição personalizada de conteúdos, acompanhamento da realização de atividades e capacidade de análise do ritmo e desempenho acadêmica dos estudantes são alguns exemplos de possibilidades educacionais que surgem com a adoção de novas tecnologias em sala de aula.
Para a fixação desses conteúdos, os alunos podem realizar pesquisa em sala de aula e construir seus próprios questionários de estudo, tudo colaborativamente.
Em casa, podem acessar o conteúdo em seus celulares e tablets (ou, nos seus computadores, se preferirem) por meio de um simples acesso à Internet e utilização de recursos tecnológicos.
Com a tarefa disponível a qualquer hora e lugar, o aluno vê um maior significado na lição de casa, a realiza e em três cliques recebe a devolutiva. O feedback imediato é um fator motivador. Destaque para a autonomia do estudante, que possui a liberdade para revisar o conteúdo que quiser e precisar, no momento que preferir, em casa ou em qualquer outro lugar além da sala de aula.
O compartilhamento permite que professores, coordenação e pais tenham acesso ao andamento das aulas, entregas de trabalhos e desempenho. E também é possível acessar tudo pelo celular em qualquer horário e lugar.
Ao conseguir aplicativos de questões, atividades e vídeos para preparar as aulas na Internet, seguramente, o professor tem o seu tempo otimizado. Ao deixar atividades mecânicas e repetitivas sendo cuidadas por uma programação prévia e por recursos com preenchimento automático, o tempo pode ser empregado em outras tarefas como traçar planos para a evolução dos alunos, das turmas, das escolas e propor metas mais adequadas. Em vez do professor chegar e apresentar um conteúdo, ele passa a ser muito mais um mediador, que colabora e orienta o aluno na construção do conhecimento por meio de desafios, problemas, investigações e projetos mão na massa.
E os dados originados desses ambientes são preciosíssimos para a construção de novos caminhos na Educação. Futuras transformações dependem de gestores, professores e alunos trabalhando de forma colaborativa e em nuvem com um único objetivo: criar um clima mais acolhedor e estimulante, que proporcione uma interação ainda mais intensa entre estudante e professor, para que possam aplicar inovação e tecnologia no processo de ensino-aprendizagem.
O resultado é a escola como mais um (1) ambiente de aprendizado e não o único, a sala de aula digital e moderna, que vai além das quatro paredes e dos muros do colégio, estudantes e professores ainda mais juntos e próximos, reinventando, com muita criatividade, o modo de ensinar e aprender.