O pacote de dados do brasileiro não é o suficiente para o que ele costuma usar de internet móvel durante um mês. Um estudo feito pela consultoria Deloitte indicou que 8 em cada 10 brasileiros chegam ao fim do mês sem conexão móvel no fim do mês.
O estudo faz parte do Global Mobile Consumer Survey 2017, que avaliou entre outras coisas como o brasileiro costuma usar o smartphone. Das mais de 2 mil pessoas entre 18 e 55 anos entrevistadas, 87% afirmaram ter um smartphone ou ao menos acesso frequente a um aparelho, e mais da metade dos entrevistados conta com pacote com menos de 3 GB de internet por mês.
Táticas para reduzir o consumo de dados não são o suficiente para evitar o fim da franquia antes do fim do mês: 29% dos entrevistados afirma desativar os dados nos aparelhos para tentar economizar.
Sempre online
Os hábitos dos brasileiros em frente ao smartphone verificados pelo estudo indicam que o uso do aparelho no país é bastante intenso. Dos entrevistados, 33% afirmaram checar notificações no meio da noite. O número é maior entre jovens de 18 a 24 anos, chegando a 45%.
Além disso, os brasileiros têm dificuldade em separar o lado profissional do pessoal: 64% dos entrevistados reconheceram utilizar com frequência o smartphone no ambiente de trabalho, sendo que 31% fazem isso eventualmente e 4% nunca fazem.
Como esperado, o principal uso do aparelho é para a troca de mensagens: apps como o WhatsApp são usados por 94% dos brasileiros, seguidos por redes sociais (89%), e-mail (82%) e ligações por voz (80%).
Por fim, o brasileiro não tem muito interesse em lotar o smartphone de apps – 48% dos entrevistados não vê necessidade em instalar mais apps no aparelho. Os motivos para isso são variados, mas no geral envolve falta de espaço, fator apontado por 39% dos entrevistados, enquanto 10% afirmaram usar o navegador para utilizar recursos oferecidos por apps e 5% disseram não querer gastar com apps.