A zSpace, uma empresa de São Francisco, nos Estados Unidos, quer trazer a realidade virtual para uma área que quase todo mundo usa: os navegadores da internet. “Os navegadores são o item com o maior potencial de levar a realidade virtual para o mainstream”, explica Paul Kellenberger, CEO da zSpace. A companhia criou um navegador chamado de zBrowser, projetado para linhas de computadores all-in-one fabricados pela companhia que suportam a tecnologia, usados até agora para fins educacionais.
Além das partes tradicionais de um computador, os PCs contam com óculos de realidade virtual e uma caneta, que permite controlar o que está na tela.
O zBrowser é uma parceria entre a empresa e o Google para demonstrar as possibilidades da realidade virtual em atividades cotidianas. No Facebook, por exemplo, o navegador mostra as imagens clicadas em 3D. É possível ainda visualizá-las em 360 graus. Em sites como a loja Amazon, é possível ver em detalhes os produtos, como se eles estivessem à frente do usuário.
Ao contrário dos principais óculos de realidade virtual existentes, que são volumosos e restritivos, os desenvolvidos pela zSpace se parecem fisicamente com os óculos 3D oferecidos no cinema.
Como funciona?
O sistema rastreia a posição do usuário e dos óculos em seu rosto para processar os objetos corretamente, o que torna a impressão de “teletransporte” de cenários e figuras algo quase perfeito.
O computador da zSpace estará disponível no terceiro trimestre de 2015 nos Estados Unidos por US$ 1,5. O valor já inclui o kit completo.
Confira uma demonstração da tecnologia:
Via DailyDot