A empresa Superflex revelou recentemente um projeto de traje com “músculos elétricos” desenhado para ajudar na qualidade de vida de idosos. Capaz de facilitar movimentos como andar e sentar, a roupa foi pensada para dar aos idosos mais confiança e tranquilidade em tarefas ao ar livre e em situações sociais.

De acordo com um comunicado da empresa enviado ao VentureBeat, a roupa dá apoio ao tronco, quadril e pernas do usuário. Ela reage aos movimentos do corpo e acrescenta força aos músculos responsáveis por levantar ou sentar. “Ao longo do tempo, o potencial é melhorar a força muscular, o equilíbrio e a coordenação do usuário”, diz a empresa.

Mesmo com a aparência estranha, a ideia é que a roupa seja confortável e leve, e que ela possa ser usada por debaixo de outras roupas. Com isso, o usuário poderia utilizá-la enquanto realiza tarefas cotidianas com mais conforto.

Disponibilidade

Embora o projeto já tenha sido apresentado, a empresa ainda está relativamente longe de colocar a roupa à venda. Segundo a Superflex, ela ainda precisa ser refinada para se tornar mais discreta e confortável e poder ser vendida a um preço acessível. A expectativa é de que ela chegue ao mercado até o final de 2018.

Não se trata do primeiro projeto do tipo da empresa. A Superflex teve origem em junho do ano passado como um projeto da empresa SRI International para criar um traje robótico que daria “superforça” a trabalhadores e soldados. A tecnologia daquele projeto, contudo, foi aproveitada para criar esse novo produto, voltado para o bem-estar de pessoas idosas. Com isso, a Superflex tornou-se uma empresa separada.