A atividade de vender acontece desde que o mundo é mundo. Mesmo quando ainda não existia o conceito de moeda, as pessoas negociavam e trocavam produtos ou serviços. Ou seja, elas identificavam um possível comprador, faziam a oferta e, como pagamento, obtinham algo que fosse de interesse ou necessidade.
Os tempos mudaram, novos procedimentos apareceram e diferentes formas de vender surgiram, mas a essência permanece. Para se obter o resultado esperado em qualquer negócio, é fundamental que se conheça profundamente o mercado, o produto ou serviço que será oferecido e o melhor potencial cliente.
Partindo dessa premissa, a tecnologia tem se apresentado como uma ferramenta extremamente poderosa para as empresas. O Big Data Analytics e a Inteligência Artificial, por exemplo, impactam diretamente na gestão da força de vendas. Ao ter em mãos informações como os perfis dos clientes, produtos mais escolhidos e o período em que acontece a compra, os vendedores otimizam suas atuações, melhorando os resultados.
Podemos citar dois bons cases de sucesso. Utilizando modelagens estatísticas de dados, uma empresa multinacional de softwares conseguiu, em uma de suas unidades de negócio, alcançar 77% de leads aderentes, o que aumentou em 18% sua conversão e gerou um ROI de 1000% sobre uso da plataforma de Big Data Analytics. Por sua vez, uma instituição bancária, com o intuito de apoiar a prospecção de clientes de alto potencial, fez uso da tecnologia e captou mais de 2,2 mil novas contas em apenas um ano, registrando um crescimento médio de 6% em aquisição e receita.
As empresas que traçam metas e estratégias baseadas em informações reais e atualizadas aumentam consideravelmente suas possibilidades de melhorar sua performance.
Essa é uma realidade que está impactando profundamente a sociedade e a maneira de se fazer negócios. Grandes especialistas como o Dr. Kumar Krishen, pesquisador sênior e chefe de tecnologia do departamento de tecnologia de exploração da NASA, e Avi Goldfarb, cientista-chefe de dados no Creative Destruction Lab, que estarão no Brasil, em abril, participando do Data Driven Business 2019, há anos vêm pesquisando os próximos passos das inovações e os reflexos econômicos e sociais das novas tecnologias.
As expectativas são as melhores. Ao mesmo tempo em que o avanço da tecnologia tem acontecido em uma velocidade exponencial, ele está a tornando cada vez mais democrática e acessível.
A implementação de soluções tecnológicas no dia-a-dia das organizações certamente fará com que elas ganhem mais, potencializando seus lucros, ou percam menos, mitigando os riscos inerentes ao seu corebusiness. Nas duas opções, o resultado é, sem dúvida, positivo à saúde econômica e financeira das companhias.