Se você já navegou por um site que oferece programas, vídeos e músicas pirateadas, deve ter reparado na enorme quantidade de propagandas que eles costumam mostrar. O motivo disso é simples: dinheiro. Segundo um estudo da Ernst & Young, sites de pirataria arrecadaram mais de US$ 111 milhões (mais de R$ 350 milhões) com publicidade ao longo do último ano.
O estudo recebeu o nome “Medindo a Receita de Publicidade Digital em Sites Infratores”, e foi encomendado pela Trustworthy Accountability Group (TAG), um grupo antipirataria estadunidense. A intenção do grupo é combater os sites que oferecem pirataria. E, para isso, ele pretende identificar as maneiras por meio das quais esses sites ganham dinheiro e se mantêm no ar.
De acordo com o estudo, esses US$ 111 milhões foram arrecadados pelos 672 sites de pirataria mais proeminentes da rede. O grupo ainda estima que a receita poderia ter sido maior se não fossem os esforços para combater a pirataria. Essas atitudes, na estimativa da TAG, fizeram com que os sites deixassem de ganhar pelo menos outros US$ 102 milhões (cerca de R$ 320 milhões).
Dúvidas
Por outro lado, o TorrentFreak considera que os números apresentados pelo estudo são exagerados. Para chegar à cifra de US$ 111 milhões, o levantamento sugeriu que o custo por mil impressões das propagandas do site era de cerca de US$ 2,50. No entanto, em conversas com diversos gerenciadores de sites, o TorrentFreak concluiu que esse valor está muito acima da média.
E não foram apenas os donos de sites que criticaram esse número. Outro estudo, encomendado pela Digital Citizens Alliance, colocava o CPM das propagandas de sites piratas em cerca de US$ 0,30 – quase 10% do valor usado na estimativa da TAG.