Já parou para pensar quanto tempo passamos em contato com algum aparelho tecnológico no nosso dia a dia? Desde a hora em que acordamos até o momento em que vamos dormir, temos diversas interações com dispositivos que facilitam nossa vida, seja para manter contato com amigos e família, estudar, trabalhar, fazer exercícios ou simplesmente se divertir. Atualmente, grande parte dessas atividades são centralizadas em nossos smartphones, que são parte inerente da forma como interagimos com o mundo, mas não é apenas através deles que nos mantemos conectados. Hoje em dia, há um verdadeiro ecossistema de produtos que fazem parte de nossa experiência digital.

Não faz muito tempo que entramos nessa era conectada. Em um passado não tão distante, cada um de nós tinha apenas um dispositivo que nos conectava com o mundo online, na maior parte das vezes, um computador desktop. Aos poucos, novos aparelhos foram introduzidos: televisores, relógios e celulares passaram por grandes transformações e tornaram-se inteligentes. Agora, temos smartwatches, tablets, smartphones, televisões e diversos outros dispositivos tecnológicos, todos eles inteligentes e conectados ao mundo online.  O resultado dessas mudanças é quase imensurável, alterando a forma como interagimos com o mundo e consumimos conteúdo.

E não para por aí. Todos esses dispositivos também estão interligados entre si. Nossos smartwatches têm atividade otimizada pelos apps presentes nos smartphones; estes, por sua vez estão profundamente ligados às televisões e notebooks; ambos, por sua parte, também estão direta ou indiretamente relacionados a uma infinidade de outros dispositivos. Assim, por mais que nossos smartphones sejam verdadeiros hubs, concentrando as atividades de uma forma significativa, há todo um ecossistema de produtos por trás, que integra e completa a eficácia que os smartphones têm em nossa rotina.

Essa nova realidade, de novas e melhores tecnologias, traz vantagens incalculáveis à experiência do consumidor. Hoje em dia, a forma como nos relacionamos com as inovações é muito mais fluida, integrada e omnichannel. As ações que tomamos com nossos aparelhos se tornaram tão contínuas e complementares que mal notamos mais por quantos dispositivos passamos em uma simples decisão de compra, por exemplo. O que vemos em comerciais na televisão leva a ações que podem englobar nossos smartphones, tablets e notebooks.

Essa integração está tão presente em nossa rotina que chegamos ao ponto em que a linha divisória entre experiência física e digital se tornou quase imperceptível. Temos, atualmente, funcionalidades que fazem com que ações em nossos dispositivos tenham implicações bem reais em nosso mundo “real”. O impacto que inovações em inteligência artificial trazem ao dia a dia são um ótimo exemplo.

Com o aprendizado de máquina, é possível automatizar diversos passos e decisões que tomamos, de forma com que os aparelhos, em conjunto, criem condições diferenciadas, que descomplicam nossa interação com o ambiente. Vejamos, por exemplo, o quanto as famosas assistentes virtuais conseguem nos ajudar. A Bixby, da Samsung, por exemplo, memoriza a rotina do usuário, se adapta às suas necessidades, otimiza o uso de aplicativos e pode ser conectado a diversos aparelhos, até mesmo eletrodomésticos em alguns casos. É dessa forma que coisas que poderiam parecer futurísticas há apenas alguns anos, como um lar inteligente e integrado, estão cada vez mais ao nosso alcance.

Essa realidade, além de alterar a forma como nós, como consumidores, temos contato com o mundo, também adequa a forma como a indústria pensa seus próximos lançamentos e inovações. Quando a Samsung lança um produto com compartilhamento de bateria, que pode carregar outro aparelho1, como é o caso do Galaxy S10, está reconhecendo as necessidades cambiantes do consumidor final, que agora anda com diversos dispositivos para todo canto, todos os dias.

Tendo esse ciclo virtuoso, em que alterações na indústria levam a novos hábitos de consumo e vice-versa, cria-se a empolgante situação de inovações constantes e surpreendentes no mercado de tecnologia. É extremamente animador poder vivenciar todas essas mudanças, que transformam a forma como nos relacionamos com nosso ambiente e nos dão a certeza de que muita coisa está por vir, melhorando a forma como nos conectamos, tanto com quem amamos quanto com os demais aparelhos à nossa volta.