O Netflix está prestes a ganhar um novo concorrente: o Facebook está financiando a criação de vídeo séries próprias, que devem começar a ser exibidas na rede social até o final deste ano.

A empresa está fechando negócios para o seu primeiro lote de séries, que inclui um reality show chamado “Last State Standing” e uma segunda temporada da comédia “Loosely Exactly Nicole”, que foi exibida pela primeira vez na MTV. As séries estarão disponíveis através de uma nova guia de vídeo no Facebook que não foi lançada.

Aparentemente, o Facebook está financiando dois tipos de programas: séries mais caras de produtores de TV estabelecidos que levarão alguns meses para serem lançados e vídeos mais curtos e baratos de editores como Vox Media e BuzzFeed, sendo que todos são projetados para estimular a conversa entre os usuários da rede social.

Conforme relata a Bloomberg, ao financiar programas originais, o Facebook espera atrair mais empresas de produção para fazer upload de vídeos premium, que serão usados para conseguir mais publicidade.

A plataforma já hospedava vídeo e há dois anos começou a compartilhar as receitas de publicidade com algumas empresas que publicam os vídeos. No entanto, enquanto muitas dessas empresas encontraram grandes públicos na rede social, poucas geram receita publicitária suficiente para tratar o Facebook como uma distribuição primária de vídeos.

Por outro lado, alguns elementos da estratégia de vídeo ainda são incertos, de acordo com funcionários e parceiros. Por exemplo, a empresa não detalhou como os anúncios serão exibidos na programação que está financiando. Além disso, a maioria dos usuários não assiste vídeos no feed de notícias por mais de um minuto ou dois.