O Facebook vai ter uma nova estrutura de bônus para seus funcionários. A novidade foi anunciada na reunião geral na sede da empresa, em Menlo Park, na California, por Mark Zuckerberg. Segundo a empresa, eles estão prestes a serem julgados com base em quanto ajudaram a companhia a melhorar os aspectos sociais.

O diretor de tecnologia da plataforma, Mike Schroepfer, disse à revista Fortune que não há uma fórmula mágica para descobrir o progresso das novas metas, que incluem melhorias até na segurança de uso da rede. A companhia está publicando e monitorando muitas métricas, como quantas contas falsas são eliminadas diariamente. “Será a primeira vez que fazemos isso”, comentou.

Aparentemente, o Facebook tem trabalhado para identificar métricas e quantidade de publicações neessárias — bem como fazer os funcionários se responsabilizarem por cumpri-las. Resta saber exatamente quão responsáveis eles devem ser.

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Segundo uma porta-voz do Facebook, o multiplicador de desempenho da empresa é baseado em como a companhia alcança quatro objetivos distintos:

  • avança nos principais fatores sociais que a internet e a empresa enfrentam;
  • constrói novas experiências que melhorem significativamente a vida das pessoas hoje e as preparem para melhorias ainda maiores no futuro;
  • continua a tocar os negócios de forma a apoiar milhões de empresas (a maioria delas pequenas) que dependem dos serviços do Facebook para crescer e criar empregos;
  • comunica de modo transparente o que faz e o papel que seus serviços desempenham no mundo.

Ainda não está claro como esses fatores vão ser avaliados. O que acontece, por exemplo, se o Facebook tem um trimestre excepcional, mas a democracia na Alemanha desmorona? Só o tempo dirá! Ainda é cedo para saber se o Facebook está preparado para possíveis consequências não intencionais.

Acredita-se que isso deve mudar a forma como os processos acontecem na organização, já que a maior parte dos profissionais da companhia toma decisões a partir de testes em execução e na avaliação de como eles afetam as métricas.

Um cenário potencialmente positivo seria os colaboradores passarem mais tempo preparando estratégias para melhorar o bem-estar social e que possam ser executadas em três meses. Por outro lado, a dificuldade para medir esse impacto pode ter efeito negativo na cultura do Facebook se os incentivos não tiverem efeito prático. Além disso, recursos criados em nome do progresso podem produzir fatores externos indesejados.