O Facebook aparentemente conseguiu furar o bloqueio da China e disponibilizar um app para chineses sem que ninguém tenha percebido.
Há anos o Facebook – e toda a sua família de apps – é banido na China, mas, segundo o New York Times, desde maio a rede social marca presença no país a partir de um app chamado Colorful Balloons.
Publicado por uma empresa chamada Youge Internet Technology, não há indicação nenhuma de que o app tenha sido feito pelo Facebook. Tirando o fato de que ele lembra demais o app Moments – só que conectando usuários através do WeChat, e não do Facebook.
O Facebook não confirmou e nem negou a autoria do app, mas disse ao New York Times que se interessa pelo mercado chinês há anos. “Estamos gastando tempo para entender e aprender mais sobre o país de maneiras diferentes”, explicou a empresa. Mark Zuckerberg já visitou a China diversas vezes com a intenção de melhorar o relacionamento com o país, mas nunca conseguiu nada positivo.
No momento, não há como saber qual é o envolvimento do Facebook com o Colorful Balloons, se é que existe algum envolvimento. Mas o app segue funcionando na China, mesmo com o país banindo as operações da empresa por lá.