Quando um usuário se depara com um post em algum idioma estrangeiro, o Facebook se prontifica a oferecer uma tradução instantânea (que nem sempre funciona bem). Agora, a rede social pode começar a traduzir também as gírias e expressões populares que circulam no feed de notícias, graças a uma patente registrada recentemente.

A ideia é desenvolver um sistema de inteligência artificial que seja capaz de encontrar palavras únicas na rede social, e então determinar se essas expressões são repetidas por outros usuários que compartilham uma mesma região, idade, idioma ou os mesmos interesses. Com isso, o software seria, em tese, capaz de prever o surgimento de um novo jargão antes que ele se torne popular.

A patente não deixa claro como esse software seria usado pela rede social: se como um tradutor instantâneo, um aplicativo ou um produto separado do Facebook. O documento, porém, cita a possível adição de uma interface para que usuários criem, editem ou removam termos cadastrados. Como se trata do simples registro de uma patente, não há garantias de que Mark Zuckerberg irá mesmo, algum dia, transformar a ideia em realidade.

publicidade

Via The Verge