O Facebook suspendeu mais duas empresas devido a coleta indevida de dados de usuários da rede social. Uma delas é suspeita de ter vínculos com a Cambridge Analytica, enquanto a outra usa métodos similares ao da consultoria política que causou uma crise dentro da empresa de Mark Zuckerberg.

Na sexta-feira, 6, o Facebook anunciou a suspensão da empresa canadense AggregateIQ. Em um comunicado enviado ao The Guardian, a rede social afirmou que a decisão veio devido a suspeitas de que ela seja afiliada à Strategic Communication Laboratories (SCL), que é dona da Cambridge Analytica.

O Facebook diz que a AggregateIQ pode ter recebido dados de usuários da rede social indevidamente, e permanecerá suspensa durante as investigações conduzidas internamente pelo Facebook.

A outra empresa suspensa foi a CubeYou, suspeita de usar métodos parecidos com os da Cambridge Analytica para coletar dados de usuários. Uma investigação da CNBC apontou o uso de diversos apps sociais por parte da CubeYou que coletam dados pessoais como nomes, número de telefone, informações de emprego e status de relacionamento de usuários para criar perfis para marketing.

A CubeYou alega que a coleta de informações é para pesquisas acadêmicas, mas os dados obtidos pelo Facebook seriam vinculados a outros bancos de dados para fortalecer o perfil do usuário, de acordo com a CNBC.

Em seu site oficial, a AggregateIQ nega as acusações. A companhia afirma ser 100% canadense, e sem vínculos com empresas estrangeiras. Além disso, ela diz jamais ter gerenciado ou mesmo acessado dados do Facebook que tenham sido obtidos indevidamente pela Cambridge Analytica.

Já a CubeYou nega acessar dados de amigos como fazia a Cambridge Analytica. A empresa confirmou que possui parceiros comerciais para seus testes, mas diz que divulgava a informação de que as informações coletadas poderiam ser compartilhadas com empresas parceiras.