Em breve, o Facebook deve começar a usar o GPS do seu smartphone para servir anúncios em seu feed de notícias. A novidade é que a rede social vai passar a mostrar propaganda de lojas físicas após o usuário visitá-las no “mundo real”.
Atualmente, as propagandas que aparecem no Facebook levam em conta o histórico de sites que a pessoa visitou, páginas e assuntos curtidos e pesquisas por produtos feitas em buscadores como o Google. Em breve, outra fonte de informação para anunciantes será a sua localização.
As ferramentas que permitem esse tipo de rastreamento foram liberadas aos anunciantes nesta sexta-feira, 22, e devem começar a gerar frutos nas próximas semanas ou meses. Portanto, não se assuste se você visitar uma loja de roupas e, depois, ver uma propaganda dela no seu Facebook, por exemplo.
A rede social garante, porém, que o usuário poderá escolher se quer ou não compartilhar seus dados de localização com anunciantes pelas configurações da sua conta. Além disso, a ferramenta só está disponível para um grupo seleto de anunciantes parceiros do Facebook – pelo menos por enquanto.
Não está claro ainda se a novidade vale para todo o mundo ou se apenas para os EUA.