Uma nova tecnologia desenvolvida pelo Google e pelo MIT vai fazer com que seu smartphone melhore fotos antes de você tirá-las, graças à ajuda do aprendizado de máquina.

Os pesquisadores do MIT estão desenvolvendo um software que usa redes neurais para fazer pequenos ajustes em fotografias: antes mesmo de a foto ser capturada, o software já ajeita brilho, saturação, entre outras coisas, conforme explica a instituição.

Ao observar e ajustar diversas fotos diferentes, o software ainda pode ser treinado para reproduzir um determinado estilo de foto em outras. O resultado disso é que o algoritmo pode ser capaz de detectar características da foto para aplicar pequenas alterações e melhorá-la dependendo da situação em que ela estiver sendo tirada.

Reprodução

Não chega a ser exatamente uma tecnologia revolucionária, já que inteligência artificial já foi usada no passado para ajudar na edição de fotos. A novidade do projeto do Google com o MIT é a inclusão do recurso na câmera de smartphones. Isso representa um grande desafio para os pesquisadores, que precisam diminuir o algoritmo para encaixar em um smartphone sem que ele perca eficiência – mas, no momento, não há previsão de quando a tecnologia vai ser integrada às câmeras de smartphones.