À medida que o conceito de realidade virtual vai ganhando musculatura no mercado, as empresas começam a se perguntar quais serão as alternativas para monetizar aplicações do gênero. E o Google já trabalha em pelo menos uma ideia.
Na última quarta-feira, 28, a empresa anunciou que está realizando experimentos com a exibição de anúncios publicitários dentro de ambientes virtuais. “Desenvolvedores e usuários nos disseram que eles querem evitar experiências publicitárias em VR que sejam perturbadoras e de difícil aplicação”, explicou a empresa, em um de seus blogs.
Com isso em mente, o Google criou um anúncio que tem o formato de um cubo interativo. Ele surge em meio à sessão e pode ser ativado com uma ação ou se a pessoa encará-lo por tempo suficiente. Uma vez que isso tiver acontecido, o cubo se desdobrará em um vídeo publicitário — que contará com uma opção para ser fechado.
“Nosso trabalho foca em alguns princípios-chave — formatos publicitários para VR devem ter fácil implementação por desenvolvedores, ser flexíveis o bastante para serem personalizados, e úteis e não intrusivos para usuários”, comenta o Google.
A empresa diz já ter realizado testes com a ideia entre alguns de seus parceiros, tendo recebido “resultados encorajadores” pelas comunidades que consomem conteúdo em VR pelo Cardboard, no Daydream ou no Gear VR (da Samsung).