Quem quer dar o primeiro passo para aprender a programar ganhou uma nova opção. O Google liberou uma versão de seu aplicativo Grasshopper para ser usado na web por um desktop, o que abre mais alternativas para seus usuários.
O serviço havia sido lançado em abril de 2018 como um aplicativo para Android e para iOS. Ele era parte do Area 120, uma divisão do Google dedicada a abrigar projetos experimentais de funcionários. A maioria das ideias são descartadas após pouco tempo, mas o Grasshopper se mostrou viável o suficiente para continuar em desenvolvimento e ser expandir para os desktops.
Com a chegada a uma nova plataforma, o Grasshopper ganhou também duas novas aulas voltadas especificamente para uso nos desktops, o que inclui o uso de um editor de código e introdução a páginas web.
Infelizmente o Grasshopper está totalmente em inglês, então é necessário ter alguma familiaridade com o idioma para aproveitar a ferramenta. A interface é bastante simples: à esquerda, estão algumas instruções. No centro, estão o código propriamente dito e os comandos que você pode selecionar. Já na direita está o objetivo que você precisa cumprir e o resultado do seu código.
Se você está curioso para testar a ferramenta, que é totalmente grátis, você pode acessar o Grasshopper por este link. Os aplicativos para Android (neste link) e para iOS (neste link) ainda estão disponíveis para quem preferir acessar pelo celular.