O Google começou a disponibilizar nesta segunda-feira uma atualização no Maps para ajudar quem usa muito o transporte público. O update adiciona uma nova aba ao aplicativo no Android e no iOS dedicada ao trajeto que você vai precisar fazer de ônibus, trem ou metrô. Nela, o app mostra o tempo estimado da viagem, lotação média em cada horário e, em alguns casos, até mesmo o ponto em que sua “carona” está no mapa atualizado em tempo real.
Além dos recursos relacionados a transporte público, o update integra controles do Spotify, do Apple Music e do Google Play Música ao Google Maps. Assim, dá para controlar as faixas e os álbuns em reprodução sem precisar trocar de app ou tirar o olho do mapa. Fora isso, em regiões específicas, como a de Sydney, na Austrália, uma parceria com uma empresa de transporte local ainda vai permitir ao app informar até mesmo a lotação do próximo ônibus ou trem.
A atualização, em resumo, deixa o Google Maps um pouco mais parecido com o Moovit, que é um app totalmente dedicado a transporte público, e com o Waze, que também tem integração com o Spotify. A ideia da empresa, segundo texto publicado em seu blog oficial, é basicamente ajudar os usuários a planejar o trajeto e poupar indo de casa ao trabalho e vice-versa.
A nova versão do Maps deve chegar a usuários de 80 regiões globalmente nesta semana. Aqui no Brasil, o monitoramento de transporte estará disponível em Apucarana e Curitiba (PR), Itabuna (BA), Belo Horizonte (MG), em todo o estado do Rio de Janeiro, São Paulo (SP) e Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul (RS). As cidades de São Paulo e Rio, por sua vez, também receberão um recurso chamado “Multi-Mode Commutes”, para ajudar a planejar trajetos misturando carro e transporte público.
-> Saiba tudo sobre o Google Maps: história, principais recursos e mais!